Tecnologia

Dia do Pi: a constante matemática é motivo de celebração nas redes

Usuários do Twitter postam fotos com tortas e pizzas em comemoração ao número mais famoso da ciência

postado em 14/03/2015 13:25
Uma data nerd anima as redes sociais neste sábado (14/3). O Dia do Pi , que é comemorado todo 14 de março (3/14 no formato de data norte-americano), por 3,14 ser a aproximação mais conhecida da constante matemática.

O auge das comemorações acontece à 1:59 da tarde, porque quando arredondado até a 5ª casa decimal a constante é 3,14159. Hoje é ainda o aniversário de nascimento de Albert Einstein, o que dá mais significado às comemorações científicas.

O Pi gera fascinação no mundo geek, uma vez que a constante não pode ser predida e segue infinatamente. Ela representa a proporção entre o perímetro de uma circunferência e o seu diâmetro, conhecida por cerca de 4 mil anos. O Pi é essencial para a arquitetura e construção civil, também foi muito utlizado pelos primeiros astrônomos.

Na internet, a data foi tema de posts empolgados com fotos de pizzas e tortas, porque Pi em inglês tem a mesma pronúncia da torta (pie).

The Simpsons fez a sua homenagem ao dia. "Espero que você celebre comendo um torta e não fazendo contas"

Uma usuária do Twitter lembrou como a data é especial em 2015, uma vez que a combinação 3.14.15 (data de hoje no formato norte-americano) acontece apenas a cada 100 anos.

"Harry Potter...o menino que sobreviveu. Venha para a torta"

O fazendeiro Klingenberg organizou um rebanho de vacas no formato do símbolo grego do Pi. Assista:



A primeira comemoração do Dia do Pi aconteceu em 1988, no museu Exploratorium, na cidade São Francisco. Os funcionários do local e o público presente marchou em torno de um dos espaços circulares do museu, e depois consumindo tortas de frutas. Neste ano,o museu faz uma celebração servindo pizzas e torta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação