Tecnologia

A maioria dos trabalhadores usa o computador da empresa para fins pessoais

Pesquisa aponta que 86% dos funcionários utilizam máquinas do trabalho para atividades pessoais. Outros 65% usam o smartphone pessoal para trabalho

postado em 21/03/2015 15:28

Pesquisa aponta que 86% dos funcionários utilizam máquinas do trabalho para atividades pessoais. Outros 65% usam o smartphone pessoal para trabalho

A Intel Security realizou uma pesquisa com trabalhadores de diversos países com o intuito de explorar suas atitudes em relação à privacidade online e a proteção de dados nas empresas. O estudo constatou que a maioria dos entrevistados utiliza seus dispositivos pessoais para alguma atividade profissional e, também, que a maioria usa computadores e dispositivos móveis cedidos pela empresa são usados para fins pessoais.


[SAIBAMAIS]Segundo Bruno Zani, gerente de engenharia de sistemas da McAfee do Brasil, essas atitudes são bastante arriscadas, pois qualquer comportamento de risco ao qual os funcionários possam estar expostos online também poderão gerar ameaças para as empresas. Além disso, ao usar os seus próprios dispositivos para o trabalho, os funcionários colocam informações sobre a empresa em risco em todos os endpoints que não estejam adequadamente protegidos.

Apesar dos riscos, Zani afirma que apenas bloquear acessos não é o caminho para evitar possíveis vazzamanetos de informações. "A vida particular e corporativa andam muito próximas. Além disso, com o meio digital e dispositivos móveis, o perímetro das empresas se tornou muito mais amplo. O ideal é que as companhias garantam que as informações relevantes não saiam desse perímetro corporativo". Segundo o especialista, tecnologias de segurança podem ser aplicadas para classificar conteúdos e manter na nuvem da empresa as informações primordiais. Outra saída é a criptografia aplicada a arquivos classificados, garantindo que, mesmo em casos de vazamantos, os dados não possam ser acessados por qualquer um.

Em relação aos próprios funcionários, a dica dada por Zani é evitar misturar as atividades pessoais e corporativas. "Hoje em dia já é possível separar arquivos voltados para trabalho e vida pesoal em smartphones e tablets. Assim pode-se gerenciar os ambientes de forma independente".


A pesquisa da Intel Security foi conduzida pela empresa MSI Research com 2.500 entrevistados com idades entre 18 a 65 anos nos Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, Alemanha, Itália, França, Holanda, Japão, Índia, Brasil e México. No Brasil, foram entrevistadas 200 pessoas. Veja os principais resultados da pesquisa por aqui:


- Quando estão no trabalho, 86% dos entrevistados disseram que passam mais de três horas por dia na Internet por razões relacionadas à sua função na empresa; 39% afirmam que também passam mais de 3 horas por dia na Internet trabalhando mesmo quando estão em casa.


- A maioria das pessoas usa o dispositivo corporativo para atividades pessoais como checar e-mails (84%), realizar atividades bancárias (52%) ou fazer compras online (34%).

- 65% dizem usar o smartphone pessoal para trabalhar, enquanto 38% usam laptop pessoal para suas atividades profissionais.


- 70% das pessoas se dizem preocupadas ou muito preocupadas com a segurança da informação quando estão trabalhando fora do escritório.


- 49% afirmam se conectar a redes Wi-Fi com o laptop da empresa, mesmo sem saber se é seguro.


- 71% dos entrevistados brasileiros acreditam que, no futuro, a empresa permitirá a utilização de dispositivos vestíveis e mais dispositivos pessoais no trabalho.


- 66% acreditam que a empresa é responsável por proteger dados pessoais em dispositivos de trabalho.


- 78% dos entrevistados se dizem confiantes ou muito confiantes de que o seu empregador toma as medidas necessárias para proteger todos os dados que são importantes.


- 72% das pessoas consideram que a maior parte do trabalho que faz é confidencial ou privado.


- 50% dos entrevistados acreditam que a empresa rastreia todos os seus dados e paradeiros.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação