Tecnologia

Especialistas criam programa que identificam espécies pelo som emitido

Basta gravar o som do bicho, e o software se encarrega de compará-lo com um vasto arquivo composto por milhares de amostras de pássaros, insetos e até mesmo anfíbios brasileiros

Roberta Machado
postado em 23/03/2015 06:00
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um programa capaz de identificar diferentes espécies de animais com base unicamente no barulho que eles fazem. Basta gravar o som do bicho, e o software se encarrega de compará-lo com um vasto arquivo composto por milhares de amostras de pássaros, insetos e até mesmo anfíbios brasileiros. A versão beta do Wildlife Animal Sound Identification System ; Wasis (Sistema de Identificação do Som de Animais Selvagens) está disponível para download gratuito na internet e deve ser uma importante ferramenta para o estudo do hábito de grande parte da fauna nacional.

O trabalho é fruto do projeto de pesquisa ;NavScales: navegando através de escalas no espaço, tempo e domínios do conhecimento;, iniciado em 2013 como parte de um acordo de cooperação com a Microsoft Research e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O grupo foi formado com o objetivo de encontrar maneiras de gerenciar dados de biodiversidade e processar informações sobre a natureza.

;As ferramentas computacionais que estamos criando, como o Wasis, estão permitindo que pesquisadores combinem esses dados de forma mais efetiva para, por exemplo, realizar estudos detalhados sobre as consequências de mudanças climáticas sobre a biodiversidade;, descreve Claudia Maria Bauzer Medeiros, professora do Instituto de Computação da Unicamp e coautora do programa.

A matéria completa está disponível aqui, para assinantes. Para assinar, clique aqui.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação