Tecnologia

Boeing registra patente de campo de força para proteção contra explosões

Tecnologia usa sensores para detectar ameaças e criar uma barreira de plasma

postado em 24/03/2015 17:15
Tecnologia usa sensores para detectar ameaças e criar uma barreira de plasma
A Boeing, empresa famosa pela fabricações de aviões, registrou uma patente curiosa nesta semana. Trata-se de uma tecnologia capaz de criar campos de força para proteger veículos, estruturas e pessoas de explosões, segundo informa o Popular Science.

[SAIBAMAIS]A novidade, que parece saída de filmes de ficção científica, é um conjunto de aparelhos que atuam em conjunto. Um sensor é capaz de detectar explosões próximas e determinar a que distância ela ocorreu, assim como o raio de ação. Com isso, é possível prever o momento em que a onda de choque decorrente da explosão atingirá o veículo.

Em seguida, são ativados lasers que são apontados na direção de onde veio a explosão. Os raios são disparados para aquecer o ar ou a água em volta, o que cria uma barreira de plasma capaz de absorver, defletir e refletir o impacto da explosão.

A patente contém uma ilustração esquemática para demonstrar como funciona a tecnologia ao proteger um carro militar (veja acima). Mas é informado também que é possível utilizar a invenção para preservar também navios, submarinos construções e pessoas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação