Tecnologia

Tumblr do dia: "#AHBRANCODAUMTEMPO" critica racismo dentro da UnB

Projeto criado por aluna da universidade retrata casos cotidianos de preconceito racial dentro do ambiente acadêmico

postado em 25/03/2015 19:05
[FOTO416215]

O Tumblr #ahbrancodaumtempo foi criado pela estudante de Antropologia da UnB Lorena Monique para denunciar o preconceito racial na universidade. Na série de fotos, alunos negros posam com placas das frases preconceituosas que já ouviram. ;Para mim, foi um processo empoderador e também familiar, porque sei o que essas pessoas sentem;, afirma Lorena. Ela acredita que o racismo está enraizado na sociedade e transparece principalmente nas ;frases pequenas, disfarçadas de brincadeira;. A página ahbrancodaumtempo.tumblr.com entrou no ar na semana passada.

Frases como ;Você sabe ler?; e ;Não sou racista, tenho amigos negros; estão entre as divulgadas pela campanha. Os comentários mais frequentes, no entanto, tratam das cotas para alunos negros na universidade. Alguns dos estudantes retratados na campanha sofrem com o questionamento da presença deles na UnB: ;Você tem sorte em ser negra, nem precisa estudar para passar no vestibular;, diz uma das placas. Lorena ressalta que por mais que a universidade seja pioneira na questão de cotas, a maior parte dos alunos é contra a medida.

Leia mais notícias em Tecnologia

Lara Melo, estudante de Publicidade e Propaganda fotografada pelo projeto, afirma que a ideia foi válida e necessária. ;Desse projeto extremamente simples, os negros mostram que existe sim o racismo, o racismo estrutural no Brasil e principalmente dentro da academia. O racismo é tão estrutural que a pessoa acha que é só uma brincadeira ou uma observação;, conta.

A reação do público foi positiva: a criadora da campanha recebeu pedidos de professores que querem apresentar o projeto em escolas. Os fotografados aceitaram com facilidade, Lorena conta. Mas muitas pessoas questionaram o nome. ;O branco não se refere ao homem branco em si, mas a toda uma conjuntura;, explica.

A inspiração veio de I, too, am Harvard, campanha fotográfica criada por estudantes negros da universidade norte-americana de Harvard. Os idealizadores afirmam que as vozes da comunidade negra com frequência não são ouvidas no campus ; e que a própria presença desses alunos é questionada. ;Quis abrasileirar a campanha e trazer o contexto daqui;, relata Lorena.

O projeto começou como trabalho da disciplina Antropologia visual, em novembro do ano passado: Lorena acredita que o momento foi ideal, pois coincidiu com o Dia da Consciência Negra (20).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação