Tecnologia

Profissionais de TI apontam falta de recursos como maior obstáculo do setor

Pesquisa revela quais as principais queixas e dificuldades enfrentadas por trabalhadores da área

postado em 28/03/2015 10:05

Pesquisa revela quais as principais queixas e dificuldades enfrentadas por trabalhadores da área

A SolarWinds, empresa especializada em softwares voltados para tecnologia de informação, realiza todo ano um relatório sobre as tendências da área. Em 2015, o estudo apresentou uma pesquisa feita com profissionais do setor, que apontaram os maiores obstáculos enfrentados dentro das empresas e que dificultam o sucesso de projetos.

[SAIBAMAIS]Entre os entrevistados, 61% apontou as limitações de orçamento como principal problema enfrentado pela área. A dificuldade em aprovar verbas para projetos está relacionada ainda com outra queixa dos profissionais, a incapacidade em provar o retorno sobre investimento (ROI), relatada por 48% dos participantes da pesquisa. Os dois pontos acabam por levar investimentos menores do que o necessário para projetos de tecnologia da informação e, consequentemente, um maior tempo de implementação e redução na eficiência das tecnologias adotadas.

Segundo Suaad Sait, vice-presidente executivo da SolarWinds, parte dos problemas citados está na visão limitada dos executivos. "Muitas vezes, vemos as organizações com uma visão a curto prazo em vez de implementar a infraestrutura de TI que leva ao crescimento a longo prazo". Entretanto, a dificuldade dos próprios profissionais de TI em mostrar os benefícios e rendimentos dos projetos também atrapalha na hora de angariar verbas. Sait dá algumas dicas para evitar esse tipo de obstáculo. Em primeiríssimo lugar, o setor de TI no Brasil deve falar a língua dos executivos que não são do setor de TI e dos outros tomadores de decisão: dinheiro. Depois, deve-se aprender como depositar um valor monetário sobre o custo dos dois investimentos de TI: o que eles fizeram/estão fazendo e aqueles que não estão implementando, mas deveriam. Trata-se de mostrar para a empresa o custo de não avançar com a adoção de uma tecnologia, e como isso pode e vai afetar os resultados financeiros da empresa".

Treinamento e desenvolvimento
Outro ponto ressaltado por 44% dos entrevistados é a falta de profissionais qualificados na área. Para Sait, muitas pessoas em início de carreira desconhecem a importância da área de TI, o que poderia ser melhorado com ações das próprias empresas. "Muitas organizações podem se beneficiar ao destacar a experiência que os profissionais de TI receberão, bem como o nível de autonomia e influência que podem ter na tomada de decisões e ao fornecer um real impacto nos negócios".

Entre as necessidades apontadas pelos entrevistados estão mais ou melhor treinamento e desenvolvimento (42%), mais ou melhor assessoria estratégica e orientação do responsável pelo setor na empresa (40%), mais autonomia do departamento de TI (34%) e mais ou melhor gestão de projetos de TI (26%). "Estes resultados na pesquisa do Brasil destacam o papel vital que a TI e a tecnologia agora desempenham nas empresas de hoje. As empresas só podem progredir e ter um desempenho com a rapidez que a TI lhes permite. Capacitar o setor de TI, especialmente para adotar com sucesso e implementar novas tecnologias rapidamente, deve ser uma prioridade para toda a organização", conclui Sait.

Com informações de João Gabriel Amador

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