Tecnologia

"Biohackers" criam método para desenvolver visão noturna em olhos humanos

Técnica conseguiu melhorar a absorção de luz em ambientes escuros do pesquisador que foi usado como cobaia

postado em 30/03/2015 16:20
Técnica conseguiu melhorar a absorção de luz em ambientes escuros do pesquisador que foi usado como cobaia
Um grupo de pesquisadores independentes de biologia conseguiu desenvolver uma forma de ;criar; um modo de visão noturna temporário para seres humanos em um experimento divulgado na semana passada, liderado por Gabriel Licina, na Califórnia, Estados Unidos.

[SAIBAMAIS]Responsável pelo site Science for The Masses, o grupo utilizou uma clorofila química, a Clorina e6, normalmente utilizada em tratamentos de câncer e também em casos de cegueira noturna. A fórmula final consistia em uma mistura da Clorina e6 com dimetilsulfóxido, insulina e soro fisiológico.

O produto foi aplicado diretamente nos olhos de Licina, que se voluntariou para ser a cobaia do experimento. Ao ser absorvida, a mistura altera a forma como os bastonetes (células sensíveis à luz) trabalham no escuro.

Para testar a eficiência do procedimento, os pesquisadores fizeram diferentes testes. Primeiramente, foram pendurados objetos a dez metros de distância no escuro para que Licina tentasse reconhecê-los. Com o passar do tempo, a distância era aumentada. E o biohacker conseguiu identificá-los com facilidade.

Em uma segunda etapa, o grupo foi a uma floresta à noite. Pessoas ficavam entre as árvores para que Licina tentasse localizá-las apenas com a visão. ;A 50 metros, conseguíamos identificar onde elas estavam, mesmo se elas estivessem encostadas em uma árvore;, relata Licina. No fim, o pesquisador teve sucesso em 100% das tentativas, enquanto pessoas que passaram pelo mesmo teste, mas sem a mistura com Clorina e6, conseguiram uma taxa de sucesso de apenas um terço, em média.

No dia seguinte, a visão de Licina já havia voltado ao normal. Além disso, ele não teve nenhum efeito colateral nos 20 seguintes ao experimento.

Apesar do resultado animador, o próprio grupo ressalta a importância de reconhecer que nem todos devem tentar reproduzir a experiência de forma independente sem os devidos conhecimentos e cuidados. ;Amplificação de luz pode ter efeitos adversos na estrutura celular do olho se usada de forma inapropriada;, anunciaram os pesquisadores, ressaltando que o experimento tinha apenas fins ;de pesquisa e de informação apenas;.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação