Tecnologia

1º de abril: cinco boatos que a internet já contou (e você acreditou)

Relembre algumas das mentiras contadas na internet nas quais você provavelmente caiu

postado em 01/04/2015 12:16
Provavelmente você já se irritou ao ver amigos do Facebook compartilhando histórias falsas. Mas, pode confessar, você já clicou em links que pareciam irreais ; ou surreais ; e compartilhou com os seus amigos. Neste 1; de abril, relembre as maiores pegadinhas já compartilhadas na sua timeline (e que você deve ter clicado).

1. Jovem americana paga 20 mil dólares para implantar terceiro seio
Jasmine Tidervil fez muito sucesso em setembro do ano passado. Ela seria uma massagista norte-americana de 21 anos que teria implantado um seio extra. De acordo com a notícia, que ela mesma se encarregou de espalhar, 60 cirurgiões teriam se recusado a fazer a cirurgia. O objetivo era, também, de participar de um reality show na televisão.
Relembre algumas das mentiras contadas na internet nas quais você provavelmente caiu

A história foi desmentida menos de um mês depois, quando Jasmine teve a mala roubada em um aeroporto. A polícia logo encontrou os ladrões e, ao fazer um inventário com todos os itens da bagagem, encontrou três próteses de seios falsos. A moça tentou sustentar a história, mas não deu certo.

2. Tubby: versão masculina (e falsa) do aplicativo Lulu
Uma das grandes polêmicas de 2013 foi o aplicativo Lulu, no qual mulheres podiam avaliar anonimamente seus amigos homens do Facebook de forma positiva ou negativa. O programa fez muito sucesso entre as garotas e rendeu até processo

Relembre algumas das mentiras contadas na internet nas quais você provavelmente caiu

Enquanto a polêmica ocorria, homens lançaram o site oficial de um aplicativo chamado Tubby, ferramenta semelhante ao Lulu, voltado para os homens com algumas opções bem mais apelativas de avaliação. De tão controverso, o programa fez com que um juiz do Tribunal de Justiça de Minas Gerais que vetasse o lançamento, com base na Lei Maria da Penha. O problema é que com o objetivo de mostrar como não é legal expor as pessoas na internet.


3. Carta de amor do Brad Pitt para Angelina Jolie
;Minha esposa ficou doente. Ela estava constantemente nervosa por causa de problemas no trabalho, vida pessoal, suas falhas e problemas com as crianças. Ela perdeu 13kg e pesava cerca de 40kg aos 35 anos.; Este é o começo de um texto que, supostamente, teria sido escrito pelo ator Brad Pitt para a esposa Angelina Jolie. Só que não.
Relembre algumas das mentiras contadas na internet nas quais você provavelmente caiu

O texto O Segredo de Amor existe há muito tempo e foi publicado originalmente em um site de relacionamentos da Nigéria. A carta só foi atribuida ao casal de Hollywood em 2013 por uma página de moda do Egito e a partir daí se tornou viral, inclusive no Brasil. Foram mais 800 mil compartilhamentos.

4. Salve o pássaro Galvão
A hashtag #CalaABocaGalvão chegou aos Trending Topics mundiais do Twitter em 2010, na época da Copa do Mundo. Era uma referência ao locutor de futebol Galvão Bueno e foi citada milhares de vezes pelos brasileiros nas redes sociais. Muitos estrangeiros ficaram curiosos. Foi então que o Brasil fez uma pegadinha com o resto do mundo e começou a campanha falsa ;Salve o pássavo Galvão;.

[VIDEO1]
No início da era dos memes, montagens tomaram conta da internet. Os estrangeiros aderiram à campanha para salvar uma ave rara em extinção, com vídeos e cartazes divulgando a iniciativa. A zoeira: do Brasil para o mundo.

5. Coreia do Norte vence Copa do Mundo de 2014
É difícil descobrir as verdades e mentiras a respeito de um país que é fechado para o resto do mundo, o que faz com que as pessoas acreditem em praticamente qualquer coisa que digam sobre a Coreia do Norte. Nesta linha de pensamento muita gente caiu em uma pegadinha do ano passado, dizendo, supostamente, que o governo norte-coreano estaria divulgando na televisão que eles estavam ganhando a Copa do Mundo de 2014.

[VIDEO2]
A brincadeira foi muito bem elaborada por blogueiros e youtubers brasileiros. O vídeo foi publicado em um canal do Youtube com várias imagens reais da televisão norte-coreana para que fosse mais convincente. A jornalista da matéria falsa, inclusive, falava mesmo coreano.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação