Tecnologia

YouTube passa a utilizar novo codec para melhorar qualidade dos vídeos

O codec é suportado hoje no navegador Chrome, em dispositvos Android, como o Galaxy S6, e em televisores e videogames

postado em 07/04/2015 11:55
O codec é suportado hoje no navegador Chrome, em dispositvos Android, como o Galaxy S6, e em televisores e videogames

A plataforma de vídeos do Google, o YouTube, passou a utilizar um novo codec de compressão para melhorar a qualidade dos vídeos enviados, principalmente, para usuários que tem velocidade reduzida de internet. O VP9 vem substituir o H.264 e, segundo a empresa, além da qualidade, o codec prioriza a imagem mais nítida -- sem o serrilhado -- e com menos interrupções durante a exibição.

[SAIBAMAIS]O VP9 também se configura como uma abertura à tecnologia 4k. "Em vídeos pesados, a atuação do VP9 é ainda mais eficiente que dos antecessores, assim exibições initerruptadas de produções 4k serão uma parte significativa e crescente da audiência do YouTube", disse a empresa no blog para desenvolvedores.

O codec é suportado hoje no navegador Chrome, em dispositvos Android, como o Galaxy S6, e em televisores e videogames. Segundo a empresa, no ano passado, os usuários o YouTube assistiram a 25 bilhões de horas de vídeos que já foram enviados com o codec. Isso permitiu que a maior parte pudesse assisti-los com qualidade HD (720p).

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação