Tecnologia

Cientistas nos EUA criam bateria que pode ser carregada em um minuto

Protótipo feito com alumínio tem vida útil mais de sete vezes maior do que as baterias de íon lítio comumente usadas em smartphones

postado em 07/04/2015 18:25
Protótipo feito com alumínio tem vida útil mais de sete vezes maior do que as baterias de íon lítio comumente usadas em smartphones
Uma das maiores reclamações de quem usa smartphones hoje é a bateria, seja porque ela não dura muito ou porque ela demora a carregar. Para resolver os incômodos com esse tipo de produto, pesquisadores da Universidade de Stanford desenvolveram uma bateria que pode ser uma alternativa no futuro para os aparelhos eletrônicos. Entre as principais vantagens da invenção, estão a capacidade de carga completa em apenas um minuto e a longa vida útil.

[SAIBAMAIS]Liderada pelo professor de química Hongjie Dai, a equipe de cientistas desenvolveu a bateria a partir de alumínio. ;Desenvolvemos uma bateria recarregável de alumínio que pode substituir aparelhos de armazenamento existentes, como pilhas alcalinas, que são ruim para o meio ambiente, e baterias de íon lítio, que, ocasionalmente, pegam fogo;, descreveu Dai em entrevista ao site da universidade.

Criar uma bateria comerciável a partir de alumínio tem sido um desafio que diversos cientistas têm tentado vencer, graças à alta capacidade de armazenamento de cargas do material, ao baixo custo dele e à baixa inflamabilidade.

A segurança é um dos principais fatores apontados pela equipe de Dai como algo que precisa ser melhorado neste mercado. ;Baterias de lítio podem se comportar de maneiras imprevisíveis - no ar, no carro ou no seu bolso. Além da segurança, conseguimos grandes avanços na performance de uma bateria de alumínio;, aponta o cientista.

Como exemplo dessa melhora de eficiência, Dai relata a capacidade da nova bateria de ser completamente recarregada em um minuto, ao contrário das baterias de lítio usuais, que podem levar horas para alcançar o mesmo feito.

Outra característica que impressiona é a vida útil total da bateria. Normalmente, uma bateria de lítio íon pode ser recarregada mil vezes sem começar a apresentar problemas. A bateria criada pela equipe de Stanford, porém, foi reabastecida mais de 7,5 mil vezes sem demonstrar perdas de carga.

Apesar de tantos avanços, ainda é necessário desenvolver mais o projeto, segundo os cientistas. O principal ponto a ser melhorado é a energia gerada. ;Nossa bateria produz, mais ou menos, a metade da voltagem de uma bateria de lítio típica;, explica Dai. ;Mas ao melhorar o material do catodo pode, eventualmente, aumentar a voltagem e a densidade de energia. Fora isso, nossa bateria tem tudo que você sonharia que uma deve ter: eletrodos baratos, boa segurança, recarga de alta velocidade, flexibilidade e longa vida útil. Eu a vejo como uma nova bateria em seus primeiros dias. É muito empolgante.;
Confira abaixo o vídeo de apresentação do projeto:
[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação