Tecnologia

Uber pretende comprar Here, o serviço on-line de mapas da Nokia

Consórcio de carros alemães também estaria interessado em adquirir a companhia

postado em 08/05/2015 18:43
Consórcio de carros alemães também estaria interessado em adquirir a companhia
O Uber tem crescido de popularidade não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro. E parece que a empresa tem planos de melhorar os serviços ainda mais. Segundo reportagem do New York Times, o Uber pretende comprar o Here, serviço de mapeamento da Nokia.

[SAIBAMAIS]Até agora, motoristas do Uber precisam confiar no Google Maps para se orientar em cidades. Mas o Here, maior concorrente no mercado do serviço de mapeamento do Google, chamou a atenção da empresa de transporte urbano. Segundo fontes anônimas do New York Times, o Uber já fez uma oferta à Nokia pelo Here.

A possibilidade não parece absurda, já que a própria Nokia já havia anunciado no mês passado que começou a considerar a venda do Here para outras companhias. Mas o Uber não é o único de olho no serviço de mapeamento, já que o consórcio de fabricantes de automóveis alemãs composto por empresas como BMW, Audi e Mercedez-Benz também demonstrou interesse no Here, segundo as fontes do jornal.

Para as montadoras de carro, a compra do serviço de mapas da Nokia pode ser crucial para os projetos de carros que não precisam de motoristas, já que mapas precisos e com informações atualizadas sobre trajetos apenas melhora o desempenho desse tipo de automóvel. E o fato de o próprio Google já trabalhar no próprio veículo autônomo seria um motivo para que as fabricantes alemãs não adotem o Google Maps.

Outra razão para o interesse no Here é o fato de o serviço ser o mais utilizado no setor de automóveis no mundo inteiro, com 80% do mercado de sistemas automotivos de navegação. Assim, ele fica muito à frente do Google e da Apple, que continua batalhando para melhorar o próprio serviço de mapas.

A previsão é de que a Nokia anunciará quem será o comprador do Here no fim de maio.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação