Tecnologia

Nova forma de distribuição de dados se torna filão bastante disputado

Mariana Peixoto/Estado de Minas
postado em 27/05/2015 06:08

Belo Horizonte ; Líder do mercado de streaming de música, o Spotify divulgou esta semana que vai lançar a própria plataforma de vídeo. Além de música, o serviço vai oferecer notícias e podcasts, com conteúdo de canais como BBC, ESPN, MTV e Comedy Central. Também nos últimos dias, o YouTube fez um anúncio: vai entrar para o cinema, produzindo filmes em parceria como o AwesomenessTV, da DreamWorks, outra gigante do mundo do entretenimento.

Todo mundo quer seu próprio quinhão no universo do streaming, uma forma de distribuição de dados usada para divulgar conteúdo multimídia por meio da internet. Com o crescimento da banda larga (que permite uma rápida transmissão de dados) no Brasil, serviços de conteúdo (música e vídeo) sob demanda popularizaram-se nos últimos anos. Exemplo disso é a Netflix, que nasceu nos Estados Unidos no fim dos anos 1990 como uma locadora e hoje tem 57,4 milhões de assinantes em todo o mundo. E atrás dela, outras empresas entraram no meio audiovisual. O melhor exemplo é o da Amazon, que, depois de dominar o e-commerce, passou a investir na nova área. Desde 2014, produz séries que são exibidas on-line (um serviço ainda não disponível no Brasil).

Para os brasileiros, um exemplo bem próximo é o Net Now. A plataforma de vídeo sob demanda criada em 2011 pela Net ; líder em tevê por assinatura e banda larga no país com 7 milhões de assinantes ; existia apenas para assinantes do pacote HD. O usuário podia alugar o filme ou programa que quisesse diretamente na televisão. Desde setembro, o serviço também está disponível aos assinantes pela internet. Ou seja, é possível assistir ao mesmo conteúdo no smartphone, no computador ou no tablet.

A mesma coisa ocorre com os assinantes da HBO, que atualmente têm acesso a filmes e séries por meio da plataforma on-line HBO Go, e com os dos canais da Globosat. Ninguém quer ficar longe do filão. A ideia é sempre exibir o máximo de conteúdo em qualquer tipo de aparelho.

A matéria completa está disponível , para assinantes. Para assinar, .

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação