Tecnologia

76% dos brasileiros compartilham senha de rede social com parceiro

Pesquisa realizada pela Intel mostra como casais lidam com a privacidade no mundo tecnológico e alerta para alguns perigos

postado em 09/06/2015 18:51

Pesquisa realizada pela Intel mostra como casais lidam com a privacidade no mundo tecnológico e alerta para alguns perigos

Aproveitando o clima do Dia dos Namorados, a Intel - responsável pela McAfee - divulgou dados de uma pesquisa realizada com o intuito de verificar como casais se comportam em relação a segurança e privacidade no mundo tecnológico. Para isso, foram entrevistadas 2,5 mil pessoas em cinco países, incluindo o Brasil.

[SAIBAMAIS]E, segundo o estudo, os brasileiros são os que mais têm acesso às senhas pessoais dos parceiros ou parceiras. Os resultados mostraram que 76% dos brasileiros compartilham senhas do Facebook com quem se relacionam; índice muito maior do que nos outros países - Estados Unidos, México, Austrália e Cingapura, no caso.

Metade das pessoas por aqui diz saber a senha do computador pessoal do parceiro, 35% sabem a senha do celular, 30% conhecem a senha do Instagram e 23 % dizem conhecer até a senha do computador de trabalho do parceiro. Já as senhas de aplicativos bancários são as menos compartilhadas entre os brasileiros, somente 10%. Apenas 5% dos entrevistados do país disseram não conhecer nenhuma senha pessoal do parceiro.

Sobre o compartilhamento de mensagens particulares, fotos e vídeos, 57% dos brasileiros afirmam apagar conteúdo recebido ou enviado, enquanto 24% afirmam que guardam os arquivos nos dispositivos. 81% afirmam ainda que têm medo que o conteúdo pessoal ou íntimo possa um dia ser compartilhado sem a sua permissão.

Quando perguntados sobre a forma de comunicação com o parceiro quando não estão fisicamente juntos, a maioria dos brasileiros (74%) prefere usar o WhatsApp. Ligações telefônicas e mensagens de texto também são bastante usadas, com 73% e 58% respectivamente.

A pesquisa questionou também o que o parceiro ou parceira encontraria ao acessar o dispositivo móvel pessoal do entrevistado e 83% afirmaram que veriam principalmente mensagens pessoais de amigos e familiares, enquanto 19% confessaram ter conteúdo de paquera, como mensagens e e-mails de outras pessoas.

Pesquisa realizada pela Intel mostra como casais lidam com a privacidade no mundo tecnológico e alerta para alguns perigos

Para a segurança dos casais, algumas dicas podem ser seguidas, tais como:

- Pense antes de compartilhar: Não compartilhar senhas com ninguém, incluindo os membros da família e outras pessoas de confiança. Se você precisar compartilhar algo, crie uma senha exclusiva para essa ocasião e altere depois.

- Coloque senhas para desbloquear seus dispositivos: Se você valoriza o conteúdo em seu dispositivo móvel, não se esqueça de incluir um PIN ou senha para desbloqueá-lo. Assim, se o aparelho for perdido ou roubado, as pessoas não serão capazes de acessar suas informações e publicá-las online. Use senhas fortes que não podem ser facilmente descobertas (ou seja, não adote datas de aniversários, sequência de números etc.)

- Apague definitivamente: Se você enviar mensagens pessoais, certifique-se de excluir o conteúdo do seu dispositivo e da nuvem o mais rapidamente possível. Isso pode salvá-lo de danos à sua reputação anos mais tarde, tanto on-line como offline.

- A Internet é para sempre: Uma vez que você compartilhar post, tweet etc. sua informação privada se torna disponível ao público e fica fora do seu controle, por isso, tenha consciência do que você está compartilhando.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação