Tecnologia

Gerente de design do Facebook altera ícones de amizade da rede social

Caitlin Winner percebeu que os desenhos não eram iguais e resolveu modificá-los

postado em 08/07/2015 19:36

O ícone de

Alguém menos atento não percebeu uma sutil mudança feita no Facebook. O ícone ;Amigos; foi alterado. Anteriormente, ele apresentava uma figura maior de um homem à frente de uma mulher. Agora, além das imagens estarem do mesmo tamanho, a mulher trocou de lugar com o homem, e eles estão lado a lado.

[SAIBAMAIS]A responsável pela mudança é a gerente de design da rede social, Caitlin Winner. Na sua conta do Medium, Caitlin conta como e porque fez a alteração. Segunda ela, ao vasculhar arquivos de photoshop da empresa, ela se deparou com duas imagens representando pessoas. A primeira de um homem, simetricamente desenhado, exceto pelo cabelo, e uma mulher com um corte no ombro.

A gerente percebeu que as imagens se tratavam das figuras separadas do ícone ;Amigos;, no qual o corte no ombro da mulher não aparecia por estar atrás do homem. Decidida a mudar a imagem, mesmo sem autorização, Caitlin desenhou diversos avatares, corrigindo o corte e alterando o design do cabelo, tanto da mulher, quanto do homem.

Os modelos redesenhados pela designer

Com os novos desenhos, a designer modificou a posição de cada representação, agora, a mulher está ao lado do homem e os dois estão com o mesmo tamanho. Além do ícone de ;Amigos;, ela modificou o de notificação de amizades, antes mostrava um homem em destaque, agora mostra uma mulher.

Caitlin se mostra preocupada também com a representação de outros ícones. No texto publicado no seu blog, ela relata que pretende questionar todos os ícones, especialmente os mais familiares. Ela ainda pede ideias sobre outros ícones que poderia atualizar, basta mandar uma nota no post do Medium.

O ícone de notificação de amizade antigo e o novo

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação