É cilada: cibercriminosos utilizam sites falsos de download do WhatsApp

Páginas que prometem a instalação do aplicativo estão entre as mais utilizadas por criminosos, afirma pesquisa

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 16/07/2015 19:31 / atualizado em 16/07/2015 19:43

Kapersky/Reprodução


Estudo da Kaspersky Lab, empresa de segurança de endpoint, alerta usuários de dipositivos móveis sobre ataques maliciosos. De acordo com a pesquisa, cibercriminosos brasileiros estão criando sites falsos para invadir e infectar os aparelhos. Dentre os mais acessados, estão aqueles que prometem baixar o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.

Segundo informações da empresa, os criminosos estão investindo em designs mais profissionais e focados em melhorar a classificação das páginas em provedores de busca. Com isso, elas aparecem nos primeiros resultados das pesquisa e os golpistas acabam aumentando o número de vítimas. Ao invés de cumprir o prometido, os sites instalam um código malicioso que pode fazer cobranças indevidas ou instalar outras aplicações sem o seu consentimento.

 

Quando o acesso é feito a partir de um smartphone, as páginas falsas oferecem o instalador de um trojan chamado SMS Gol. A família SMS do trojan utiliza uma plataforma de monetização legítima chamada PayGol - que paga por instalações ou envio de SMS. O cavalo de tróia usa a plataforma de maneira maliciosa, instalando aplicações que serão usadas em modo pay-per-install (em que o usuário paga pela instalação) ou cobrarão por serviços Premium, em ambos os casos sem o consentimento da vítima.

 

De acordo com a Kapersky, para evitar ataques de cibercriminosos nos dispositivos móveis, basta seguir dicas simples, como utilizar redes wi-fi confiáveis, manter o antivírus sempre atualizado e baixar apps como o WhatsApp diretamente da loja de aplicativos do smartphone ou pelo site oficial do programa.

 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.