Tecnologia

É cilada: cibercriminosos utilizam sites falsos de download do WhatsApp

Páginas que prometem a instalação do aplicativo estão entre as mais utilizadas por criminosos, afirma pesquisa

postado em 16/07/2015 19:31

Páginas que prometem a instalação do aplicativo estão entre as mais utilizadas por criminosos, afirma pesquisa

Estudo da Kaspersky Lab, empresa de segurança de endpoint, alerta usuários de dipositivos móveis sobre ataques maliciosos. De acordo com a pesquisa, cibercriminosos brasileiros estão criando sites falsos para invadir e infectar os aparelhos. Dentre os mais acessados, estão aqueles que prometem baixar o aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp.

[SAIBAMAIS]Segundo informações da empresa, os criminosos estão investindo em designs mais profissionais e focados em melhorar a classificação das páginas em provedores de busca. Com isso, elas aparecem nos primeiros resultados das pesquisa e os golpistas acabam aumentando o número de vítimas. Ao invés de cumprir o prometido, os sites instalam um código malicioso que pode fazer cobranças indevidas ou instalar outras aplicações sem o seu consentimento.

Quando o acesso é feito a partir de um smartphone, as páginas falsas oferecem o instalador de um trojan chamado SMS Gol. A família SMS do trojan utiliza uma plataforma de monetização legítima chamada PayGol - que paga por instalações ou envio de SMS. O cavalo de tróia usa a plataforma de maneira maliciosa, instalando aplicações que serão usadas em modo pay-per-install (em que o usuário paga pela instalação) ou cobrarão por serviços Premium, em ambos os casos sem o consentimento da vítima.

De acordo com a Kapersky, para evitar ataques de cibercriminosos nos dispositivos móveis, basta seguir dicas simples, como utilizar redes wi-fi confiáveis, manter o antivírus sempre atualizado e baixar apps como o WhatsApp diretamente da loja de aplicativos do smartphone ou pelo site oficial do programa.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação