TAM irá substituir os manuais de voo usados pelos pilotos por tablets

A ideia é também, diminuir o tempo de espera de liberação da aeronave para voar, por meio de um processo automático realizado pelos aplicativos instalados nos aparelhos

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 12/08/2015 16:17 / atualizado em 12/08/2015 16:17

Antonio Cunha/CB/D.A Press
 

A TAM Linhas Aéreas iniciou testes para substituir os manuais impressos dos pilotos por tablets equipados com aplicativos aeronáuticos e documentação digitalizada. Os dispositivos deverão ser utilizados em todas as fases do voo, para proporcionar mais agilidade durante a consulta de dados técnicos pelos profissionai. Atualmente, os manuais de papel ficam disponíveis para consulta na cabine de comando.

 

A ideia é também, diminuir o tempo de espera de liberação da aeronave para voar, pois os documentos relacionados a issodevem ser expedidos mais rapidamente, por meio de um processo automático realizado pelos aplicativos instalados nos tablets.

 

Por enquanto, a companhia realiza estudos com um grupo específico de pilotos. Os testes devem ser finalizados até o fim do ano, quando os demais aviões também serão equipados com os tablets. Durante este período, o projeto é supervisionado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que é a responsável pela aprovação da iniciativa.

 

Além de tudo, a medida é um passo para um sustentabilidade. Segundo a empresa, com a substituição dos manuais pelos tablets, cada aeronave vai carregar 40 quilos a menos de papel. A previsão é de que, assim, em um ano, a TAM deixe de emitir 2.800 toneladasde CO² na atmosfera.

Tags: tablets tam
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.