Tecnologia

FireChat é o app que permite comunicação sem internet e plano de dados

Os usuários podem enviar mensagens encriptadas a qualquer lugar do mundo: basta manter wi-fi e Bluetooth ligados

postado em 14/08/2015 17:23

Os usuários podem enviar mensagens encriptadas a qualquer lugar do mundo: basta manter wi-fi e Bluetooth ligados

O aplicativo FireChat conecta smartphones sem internet ou plano de dados: quando dois celulares estão a menos de 70 metros de distância um do outro, eles se interligam automaticamente. Os usuários não precisam fazer nada além de deixar o Bluetooth e a wi-fi ativados, mesmo que não tenham conexão sem fio. Quando há mais de dois telefones, uma rede maior é formada e a mensagem viaja pelos "pontos". O FireChat é gratuito e está disponível para iOS e Android.

[SAIBAMAIS]A rede social permite o envio de mensagens públicas e privadas. A depender da distância, a informação terá de passar por vários aparelhos para chegar ao destinatário. Se for pública, todos poderão lê-la. Caso seja privada, apenas o receptor terá acesso ao conteúdo. A segurança é garantida, pois as mensagens são encriptadas. Quanto mais pessoas usam, mais mensagens são enviadas ; lógica oposta a das redes sociais tradicionais. Nessas últimas, o resultado de muita gente conectada é o congestionamento.

Para enviar mensagens para fora de uma rede local, basta escrever e esperar. A ferramenta conta com o deslocamento das pessoas para levar as mensagens a outras redes locais. O mesmo vale para o envio de mensagens a lugares distantes: cedo ou tarde, algum membro da rede se conectará à internet e enviará o conteúdo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação