Tecnologia

Análise: Zenfone 2 inaugura muito bem o segmento topo de linha da Asus

Aparelho tem potencial para bater de frente com modelos de companhias que já estão há muitos anos no mercado

postado em 20/08/2015 21:01

Aparelho tem potencial para bater de frente com modelos de companhias que já estão há muitos anos no mercado

A Asus lançou nesta quinta-feira (20/8), o Zenfone 2, smartphone que inaugura o segmento de topo de linha da companhia. O Brasil é o primeiro mercado na América Latina a receber o aparelho, que conta com tecnologia 4G, Android 5.0 Lollipop, câmera traseira de 13MP e bateria de carregamento rápido.

[SAIBAMAIS]O design do novo aparelho apresenta elementos típicos da marca, como a barra texturizada na parte inferior e o desenho arredondado. Por ser extremamente fino, os botões físicos não estão presentes nas laterais, como de costume. O botão power se encontra na parte de cima, ao lado da entrada para fones de ouvido, e os botões de volume, na parte de trás do aparelho.

A versão do Zenfone 2 testada pelo Tecnologia conta com 32GB de armazenamento interno e 2GB de memória RAM e custa R$ 1.699.

Tela
A tela Full HD de 5,5 polegadas do Zenfone 2 oferece ao usuário a possibilidade de assistir filmes e vídeos e a de jogar em alta resolução, graças aos 1920 x 1080 pixels. Apesar da densidade de pixels e do ângulo de visualização de 178;, a tela gigante do aparelho não se dá muito bem com a luz do sol. Quando exposta diretamente, a tela, que ocupa 72% do espaço frontal do aparelho, fica extremamente escura e o usuário não consegue ver praticamente nada, mesmo com o brilho no máximo.

Assim como alguns dos novos modelos da LG, o Zenfone 2 também reconhece a função de toque duplo. Ao receber duas batidas com os dedos, o aparelho vibra e a tela acende. A funcionalidade é uma opção para quem não se adaptar à posição desigual do botão power. Durante os testes, foram raras as vezes em que o sistema não reconheceu o comando.

O revestimento Corning Gorilla Glass 3 continua fazendo um ótimo trabalho ao evitar riscos e proteger o smartphone contra quedas.

Câmera
As câmeras do Zenfone 2 são sensacionais. Os 13MP da câmera traseira oferecem fotos nítidas, claras e com boa distinção de cores até mesmo em ambientes com pouca luz. O flash Real Tone, com duas lâmpadas de cores diferentes, proporciona um melhor equilíbrio da luz e garante tons de pele mais precisos. A frontal, de 5MP, também tira fotos de boa resolução em ambientes com pouca luz.


Zenfone 2 - Câmera frontal de 5MP

Zenfone 2 - Câmera traseira de 13MP - Luz artificial

Zenfone 2 - Câmera traseira de 13MP - Luz natural

Bateria
Apesar de contar com 3.000 mAh, a bateria do aparelho não dura as mais de 24 horas de uso moderado, prometidos pela empresa. O carregador desenvolvido pela Asus é capaz de encher mais de 60% da carga do smartphone em menos de 40 minutos.

O modo ;Economia de Bateria; do Zenfone 2 é um dos melhores do mercado. Diferente do sistema de outros tops de linha, quando a economia está ativada, o celular não trava e muito menos apresenta lentidão. O aparelho também mostra ao usuário, em segundo plano, aplicativos que podem estar consumindo energia.

Desempenho
O desempenho do top de linha surpreende. Durante as várias semanas de teste, o aparelho não travou nenhuma vez e nem apresentou comportamento inesperado, como encerrar aplicativos. Os 2GB de memoria RAM e o processador Intel Atom Quad Core de 2.3GHz também mostraram todo o poder do celular ao rodarem jogos pesados de maneira lisa e fluída.

ZenUI
A ZenUI, interface customizável da Asus, está mais presente do que nunca no Zenfone 2. A funcionalidade oferece aos usuários centenas de opções de personalização e uma gama gigantesca de aplicativos pré-instalados. Alguns, como o Do It - que permite ao usuário criar uma lista de coisas a fazer - são extremamente úteis. Outros, como o aplicativo espelho - que simplesmente abre a câmera frontal.

O sistema de pastas inteligentes é uma das melhoras funcionalidades da ZenUI. Com um único comando, o celular arruma cada aplicativo em uma pasta determinada, com outros apps relacionados. O único ponto negativo do recurso, extremamente útil para quem tem muitos programas, é a impossibilidade de criar ou renomear as pastas.


Zenfone 2: pastas inteligentes


A nova interface traz recursos inéditos, como o ZenMotion (coleção de gestos que permite acesso fácil a alguns dos aplicativos mais usados) e um método novo de manter os apps sempre atualizados.

Ficha técnica

Processador: Intel Atom Quad Core 64 bits 2.3GHz
Memória RAM: 2GB e 4GB
Armazenamento: 16/32/64 GB (expansível)
Dimensões (A x L x E): 152,5 X 77,2 X 10,9
Tela: 5,5 polegadas (1920x1080 pixels)
Sistema operacional: Android 5.0 (Lolipop)
Peso: 170 gramas
Resolução das câmeras: 13 MP (traseira) e 5 MP (frontal)
Conectividade: Wi-fi, Bluetooth.
Rede: 4G/LTE
Preço: A partir de R$ 1.699


Com informações de Álef Calado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação