Tecnologia

Ex-alunos criam app de cardápio do dia do Restaurante Universitário da UnB

Mais de 2 mil pessoas já fizeram o download. Disponível para Android, o RUMOR terá versão compatível com iOS em breve

postado em 28/08/2015 18:30

Mais de 2 mil pessoas já fizeram o download. Disponível para Android, o RUMOR terá versão compatível com iOS em breve

Imagine ter acesso ao cardápio do restaurante onde você almoça todos os dias ao alcance da mão, com apenas um clique. Em busca dessa facilidade, um grupo de cinco pessoas, entre alunos e ex-alunos da Universidade de Brasília (UnB), resolveu criar o aplicativo RUMOR. O nome é inspirado no burburinho da conversas dos usuários do restaurante à mesa e traz, ainda, as iniciais RU, de Restaurante Universitário.


O RUMOR está disponível para download na Google Play e, por enquanto, é compatível com qualquer dispositivo Android. A plataforma foi lançada no início do segundo semestre letivo da universidade e já é sucesso: até agora, 2.338 pessoas fizeram o download. A ferramenta tem potencial de atingir outros milhares de usuários ; por dia, o Restaurante Universitário serve cerca de 12 mil refeições, em cinco localidades do Distrito Federal.

[SAIBAMAIS]De acordo com o idealizador do app, Iani Zeigerman, a versão para iOS será lançada em breve. "O principal atrativo do RUMOR é que ele coloca o RU em contato com os usuários direto do celular. A universidade pede isso, é um ambiente coletivo, e o RU representa essa máxima", pontua. Segundo ele, uma melhoria a ser aplicada no futuro será mostrar, na plataforma RUMOR, a quantidade de créditos que o usuário tem disponível.

O primeiro desafio enfrentado na fase de criação, conta Zeigerman, foi encontrar pessoas motivadas o suficiente para trabalhar sem retorno financeiro. Em segundo lugar, foi desafiador decidir pelo lançamento do app e, em seguida, apostar em ações de comunicação para divulgá-lo. O grupo não investiu dinheiro no projeto, mas empenhou esforço. "Nosso único gasto, hoje, é com o servidor. Mas o aplicativo não custou nada. A única coisa gasta foi o nosso tempo", diz Zeigerman.

A diretora do Restaurante Universitário, Ygraine Leibovich, afirma que o RUMOR demonstra a boa interlocução entre o RU e os estudantes. Ela esclarece que o aplicativo pertence à Universidade de Brasília e é gerido pelos estudantes, autores do app. Como o cardápio é elaborado com 30 dias de antecedência, é possível que a equipe gestora atualize os dados no aplicativo sem atrasos. "A percepção dos alunos sobre o serviço é o que faz melhorar a qualidade do serviço prestado", conclui.

Com informações de Rafaella Panceri

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação