Tecnologia

Software Freedom Day celebra a liberdade de software neste sábado

Brasília é sede do evento este ano. Entre as atividades, palestras, debates e oficinas vão mostrar ao público um pouco do universo dos softwares livres

postado em 18/09/2015 16:43
O acesso igualitário, livre e transparente é a filosofia que reúne cerca de 200 equipes, em 60 países, na defesa da importância do acesso a tecnologias sustentáveis pelas populações ; no Brasil, o movimento teve início há 10 anos em São Leopoldo (RS). Diante desse cenário, amanhã se comemora o Software Freedom Day (Dia da Liberdade de Software), celebração mundial pela liberdade de pessoas envolvidas com programas de código aberto. A edição 2015 em Brasília ocorre neste sábado, das 8h às 17h, na Faculdade Projeção de Taguatinga. O evento é gratuito.

Para Nathaniel Simch, mestre em computação aplicada pela UnB e um dos palestrantes à frente do evento, o Brasil é palco de realizações que disseminam o uso de sistemas abertos. ;O Software Freedom Day é mundial, gratuito e ocorre simultaneamente em diversas cidades do mundo, sempre no terceiro sábado de setembro. O SFD conta com o auxílio de voluntários;, explica.

Os participantes do evento terão a oportunidade de conhecer profissionais da área de trocar informações sobre o mundo do software livre. Também haverá palestras e discussões relacionadas ao uso e aos benefícios oferecidos pelos programas de código aberto, oficinas de produção, minicursos e torneios com jogos desenvolvidos no modelo software livre, como o Open Arena e o Frets on Fire.

Mais de 700 pessoas confirmaram participação. Uma das palestras será proferida pelo assessor da Presidência do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Corinto Meffe, que falará sobre a liberdade tecnológica, a economia do futuro. Mais informações no site oficial do evento: www.sfddf.net.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação