Análise: Forza Motorsport 6 agrada pelos gráficos e variedade de veículos

Game conta com 450 carros, que podem ser personalizados para se adequarem ao gosto e as características individuais dos usuários

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 05/10/2015 16:03 / atualizado em 25/04/2016 18:43

Álef Calado - Especial para o Correio

Forza/Divulgação

Gráficos sensacionais, centenas de carros clássicos e várias opções de jogo. Estes são apenas alguns dos elementos do Forza Motorsport 6, jogo lançado na primeira quinzena de setembro, para Xbox One. O game chama atenção pela quantidade surreal de veículos e cenários. Ao todo, são 450 modelos automotivos, que podem ser personalizados, e 26 pistas, que podem ser apreciadas em condições de tempo diversas.

O lançamento da sexta edição do jogo coincide com o aniversário de 10 anos da franquia, que é uma das séries de maior sucesso da Microsoft. Além de contar com praticamente todos os elementos do game anterior, como a opção de testar os carros antes das corridas e o sistema Drivatar, que oferece competições mais acirradas ao simular um piloto de verdade, Forza 6 taz novidades importantes e corrige as falhas do antecessor.

Os gráficos continuam sensacionais. A resolução 1080p, com 60 fotogramas por segundo, a mesma utilizada no desenvolvimento do Forza Motorsport 5, continua proporcionando um verdadeiro show de velocidade e realidade. Corridas à chuva e competições noturnas são o ponto alto do game e testam todas as suas capacidades de direção, oferecendo pistas com tempo úmido e poças de água, onde o carro pode chegar a aquaplanar e deslizar. Competições noturnas também acrescentam níveis de dificuldade diferentes e cenários deslumbrantes.

Além do visual, o novo game também apresenta algumas sensações motoras incríveis. Sempre que o carro sai da pista, o controle do console vibra de uma maneira completamente diferente, fornecendo a sensação de que o veículo, realmente, foi de uma superfície para outra.

Fez alguma besteira durante as corridas? Foi ultrapassado no último segundo? Não se preocupe! Basta apertar o botão Y para que o jogo retroceda alguns quadros e você possa refazer a ação. Por motivos óbvios, a ação não funciona nem no modo multijogador e nem nas competições on-line.

 

Forza/Divulgação


Um passeio pelo Brasil
Que tal dar uma voltinha pelo Rio de Janeiro? Uma das pistas mais elaboradas e mais interessantes de Forza Motorsport 6 é a Rio GP, um torneio com a alma e as belezas do estado. Durante as competições, é possível apreciar toda a graça de elementos famosos do Rio, como o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Praia de Copacabana e os Arcos da Lapa.

Com retas de alta velocidade, elevações traiçoeiras e túneis estreitos, o circuito do Rio de Janeiro foi montado para testar a habilidade dos pilotos. Apesar de não ser tão fiel à realidade, a ambientação oferece 10 circuitos diferentes, que somam mais de 31 quilômetros de pistas.

Apesar de carros nacionais não estarem tão presentes no game, o jogador pode escolher alguns veículos da Formula E; inclusive, o Nextev TCR FE01, carro do brasileiro Nelsinho Piquet, primeiro campeão da nova categoria.

Forza/Divulgação


Referências

Assim como nos últimos jogos da série, Forza 6 continua apresentando alguns dos elementos de Top Gear, série produzida pelo canal britânico BBC. Desta vez, o destaque vai para a pista Dunsfold Aerdome, uma raia de pouso da Segunda Guerra Mundial, que é utilizada no programa para fazer testes de veículos. 

 

A adesão do programa de carros mais famoso do mundo não é novidade na série. Jeremy Clarkson, apresentadores da versão estadunidense da série, emprestou a sua voz para os comentários do modo Autovista, em Forza Motorsport 4.

 



Modo vista
O modo vista é, sem sombra de dúvidas, uma das novidades mais interessantes do Forza Motorsport 6. Associado aos gráficos incríveis, a funcionalidade enche os olhos de qualquer amante de carros, ao proporcionar a oportunidade de conhecer, a fundo, os 450 veículos. Cada detalhe foi minuciosamente reproduzido para que jogadores tenham a melhor experiência e possam apreciar os modelos de uma maneira mais real.


Forza/Divulgação


Conclusão
Não há como negar que a franquia Forza é, de longe, a melhor no quesito simulador de corridas. Desde os consoles da geração anterior, a série da Microsoft figura no topo quando se fala de inovação e realidade. O lançamento apenas confirma este fato. Ao corrigir a maioria das falhas do jogo anterior, que parece ter sido feito as pressas para o lançamento do Xbox One, e aliar gráficos incríveis com uma jogabilidade sensacional, Forza Motorsport 6 consegue agradar tanto os fãs de corridas tradicionais quanto os jogadores que preferem outros tipos de aventuras.

Informações técnicas:
- Publicação: Microsoft Studios
- Desenvolvimento: Turn 10 Studios
- Plataformas: Xbox One
- Classificação: não recomendado para menores de 18 anos
- Jogadores: off-line, 2; on-line, 16
- Preço: R$ 199

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.