Tecnologia

#LoveWins, #JeSuisCharlie e Anitta: veja o que marcou o Twitter em 2015

Rede social lançou lista com assuntos mais comentados durante o ano

postado em 09/12/2015 16:45

Os assuntos, eventos e pessoas mais comentadas na internet em 2015 ganharam espaço especial na retrospectiva do Twitter. A rede social compilou uma lista de momentos que marcaram o ano e personalidades que mais tiveram voz. ;Se está acontecendo no mundo, está acontecendo no Twitter.;

Mais influentes
#JeSuisCharlie e #PrayForParis subiram ao topo dos Trending Topics, os assuntos mais comentados na rede social, com os atentados em Paris que ocorreram em janeiro e novembro. Nove meses após os ataques ao periódico humorístico Charlie Hebdo, a cidade francesa - e o mundo - ficaram abalados com os ataques terroristas, assumidos pelo Estado Islâmico, que deixaram 130 mortos e 368 feridos.

#JeSuisCharlie começou a ser usada no dia 7 de janeiro e dois dias depois já tinha mais de 5 milhões de aparições.

Nos Estados Unidos, a #BlackLivesMatter foi usada mais de 9 milhões de vezes para representar o movimento negro em busca de igualdade e pelo fim da violência. No último ano, o país vivenciou diversos casos em que pessoas negras foram brutalmente mortas pela polícia.

Em 26 de junho, o casamento entre pessoas do mesmo sexo foi legalizado em todo os Estados Unidos. #LoveWins (Amor vence) dominou a internet e a comemoração ganhou até um emoji especial.

A questão migratória na Europa também ganhou destaque com a #RefugeesWelcome. O polêmico vestido que fez sucesso em fevereiro teve milhares de tweets nas #BlueandBlack e #WhiteandGold. A criação do perfil de Caitlyn Jenner também entrou na lista: a celebridade alcançou 1 milhão de seguidores em quatro horas e bateu o recorde que antes era de Barack Obama.

Novas vozes

Antonio Banderas, Caitlyn Jenner, Barack Obama, Matt LeBlanc (o Chandler de Friends) e Edward Snowden estão entre os novos usuários do Twitter em 2015.

Mais retweetados
Os perfis mais retweetados do ano foram dos membros da boyband One Direction: Harry Styles, Liam Payne, Niall Horan e Louis Tomlinson tiveram suas mensagens compartilhadas centenas de milhares de vezes. O mesmo aconteceu com Zayn Malik, que deixou o grupo em março. Barack Obama, Caitlyn Jenner, Kanye West e Leonard Nimoy - o eterno Spock de Star Trek - também entraram na lista.

Top trends

Quais foram as hashtags mais usadas em cada categoria? Na música, #OneDirection liderou. Entre as celebridades, #ArianaGrande foi a mais mencionada por usuários do Twitter. Duas brasileiras entraram na lista: Pitty e Anitta, em 4; e 6; colocações, respectivamente.

O Twitter também divulgou a lista de emojis mais usados na rede:

Rede social lançou lista com assuntos mais comentados durante o ano

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação