Tecnologia

Conheça o Vinder, o novo aplicativo de relacionamento só para veganos

Ao melhor estilo "par perfeito", o app deve bancar o cupido entre os veggies

postado em 06/01/2016 21:32

Ao melhor estilo

Para quem queria dividir a proteína de soja, o Vinder é o novo aplicativo que promete unir os corações veganos e ovolactovegetarianos - vegetarianos que consomem alguns derivados de animais - de todo país. Inspirado no Tinder - o app de relacionamentos em que o usuário cadastra fotos e outras informações pessoais e é direcionado, via GPS, a outros perfis - o Vinder foi lançado no último domingo (3/1) e já angariou mais de 2.900 downloads.


A ideia, desenvolvida pelo brasiliense Mateus Brandão, é da estudante de gestão de políticas públicas (ovolactovegetariana em transição) Carolinne Pinheiro, 20 anos, que conta ter se inspirado no grupo de Facebook Ogros Veganos - comunidade de "ativismo culinário" para "desmistificar a culinária vegetal", em que os 67 mil membros podem postar fotos e vídeos autorais de "rangos 100% veganos" ou de produtos alimentícios com "formulação 100% vegetariana estrita" não testados em animais.

"Tudo começou quando os participantes do grupo começaram uma brincadeira de ;match; [combinação, em inglês], na qual as pessoas combinavam entre si pelos pratos de comida que faziam e postavam. A brincadeira viralizou e diversas pessoas sugeriram que alguém criasse o app", conta Carolinne. "E então eu resolvi criá-lo."

Por enquanto, o Vinder está disponível apenas para Android, mas a versão para iOs e Windows Phone deve estar pronta em março. E, se depender da comunidade vegana por aí, a ferramenta para aproximar os casais dispostos a jantar hambúrguer de grão de bico precisa mesmo expandir. "Só lançamos no Brasil, mas recebemos mensagem de pessoas de Portugal, da Espanha, da Argentina, do Uruguai, do México e da França para disponibilizar o app para esses países", narra a estudante.

Para os "ogros veganos" que procuravam um romance e não mandavam assim tão bem com os rangos, o dispositivo deve ajudar. Quem ficava de fora da brincadeira de "par perfeito" no Facebook não precisa expor os dotes culinários no Vinder - o que pode salvar inclusive os "matches" da Carolinne. "Não sei cozinhar muito bem [risos]. Nunca tinha postado nada."

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação