Tecnologia

Foto alterada na Photoshop ganha prêmio e imagem vira meme na internet

Após a repercussão do caso, a Nikon publicou uma nota de retratação e afirmou que o participante se retirou da competição

postado em 01/02/2016 16:18

[COMPARACAO1]

A fotografia premiada pela marca de câmeras Nikon em um concurso de fotógrafos amadores bombou na internet, mas não pelo motivo esperado pela empresa. Após o anúncio do vencedor, internautas perceberam que a imagem tinha sido alterada usando programas de edição - violando as regras da competição - e criaram novas versões da imagem. O avião acrescentado no Photoshop deu lugar a outros personagens e objetos, como o Darth Vader, Godzilla e um disco voador.

[FOTO639210]


A Nikon de Singapura publicou a foto tirada por Chay Yu Wei de um avião emoldurado pelas grades de uma escada em um prédio no bairro de Chinatown, supostamente espontânea. Mas vários fãs da página notaram um pequeno quadrado branco em volta da aeronave e, alterando as configurações de luz no programa de edição Photoshop, conseguiram provar a farsa.

Leia mais notícias em Tecnologia

Após a repercussão do caso, a Nikon publicou uma nota de retratação e afirmou que o participante Chay Yu Wei se retirou da competição. A marca afirmou que a foto ;não é uma reflexão da fotografia; e que, por isso, não deveria ter espaço perto de outras boas contribuições para o concurso. ;Não deveríamos comprometer nossos critérios mesmo para um concurso simples;, diz o texto publicado no Facebook.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação