Tecnologia

iPhones, iPods e iPads têm bug de data que pode torná-los inúteis

Para ativar o erro, basta alterar a data do aparelho para 1º de janeiro de 1970

postado em 12/02/2016 16:59

[VIDEO1]

Um bug ; erro de funcionamento ; recém-descoberto do iOS pode transformar iPhones, iPods e iPads em objetos inúteis para sempre. A falha ocorre quando o usuário configura a data do dispositivo para 1; de janeiro de 1970 e o reinicia. Ao religar, o aparelho trava, de modo irreversível, na tela de inicialização (assista acima).


A falha ocorre principalmente nos modelos mais novos dos produtos da Apple. Ela existe porque esta data é considerada o ;marco zero; da contagem de tempo dos eletrônicos atuais. Conhecido também como Unix Timestamp ; termo técnico ;, é usado por sistemas para calcular o período passado desde 1; de janeiro de 1970. Portanto, quando o aparelho é configurado para este dia específico, o iOS tenta fazer uma divisão por zero, mas trava.

Leia mais notícias em Tecnologia

Um smartphone afetado precisa ser reparado fisicamente caso algum engraçadinho altere a data de um aparelho de propósito. Por enquanto, no entanto, não há solução por software para reviver um iPhone que pensa estar em 1970, nem mesmo colocando o dispositivo em modo de recuperação.

Além disso, é possível inutilizar um iPhone mesmo sem acesso físico. Não basta evitar, portanto, que alguém tente reajustar a data do seu celular. Computadores sincronizam o horário com um servidor e um hacker poderia, por exemplo, enviar um comando remoto para voltar a data de todos os iPhones conectados a uma rede para 1; de janeiro de 1970, na pior das hipóteses.

Algumas pessoas podem estar imunes a este bug, dependendo do fuso horário do local em que vivem. Isso porque o iPhone armazena a data no formato de Hora Média de Greenwich (GMT) e, em alguns fusos, esse horário resulta em um número positivo, o que não ativaria o erro. Além dos iPhones, os demais aparelhos iOS com o processador A7, ou seja, iPods Touch e iPads mais recentes, também são afetados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação