Diretor de 'O Menino e O Mundo' revela aplicativos usados na animação

Alê Abreu destaca o uso do Adobe Photoshop CC e do Adobe After Effects CC na produção que concorreu ao Oscar de Melhor Filme de Animação

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 07/03/2016 16:49 / atualizado em 07/03/2016 18:51

Reprodução

 

Representante brasileiro na cerimônia do Oscar 2016 com a animação O Menino e o Mundo, o diretor Alê Abreu revelou que o Adobe Photoshop CC e o Adobe After Effects CC foram utilizados na produção indicada ao prêmio de Melhor Filme de Animação.


O diretor relata que a animação foi praticamente toda feita no Photoshop, com o auxílio de uma caneta digital. Durante o desenvolvimento, a equipe de criação usou o recurso “flipar” para dar uma olhada no trabalho. “Descobrimos um atalho no teclado no Photoshop que muda a visualização dos layers. Assim, o programa passou a nos apresentar os desenhos em movimento, diretamente do arquivo, sem precisarmos recorrer aos plug-ins de animação”, detalha Alê.


Com a parte do digital praticamente finalizada, era hora de colocar a mão na massa. Ou melhor, no giz. A sequência de desenhos foi impressa em folhas sulfite e levadas a uma mesa de luz, onde as imagens foram trabalhadas de forma orgânica – utilizando lápis de cor e giz pastel – para oferecer textura e cor às caricaturas e cenários.


Após digitalizar toda a arte que foi colorida, os assistentes de animação voltaram a usar o Photoshop para compor a totalidade dos desenhos de cada cena. “Também usamos texturas digitais, criadas a partir da própria ferramenta. Mas tínhamos um objetivo claro, praticamente um dogma, de que não poderia parecer digital. A proposta era imaginar que a tela do computador era uma folha de papel.”


Para finalizar, o After Effects, um velho conhecido do diretor – que já o havia utilizado na animação Garoto Cósmico, lançada em 2007 - foi usado para aplicar os efeitos e fazer alguns ajustes gerais de câmera e composição. “Quando iniciamos O Menino e O Mundo, já sabíamos que esses dois programas seriam os principais”, concluiu Alê.

 

Premiado

Apesar de ter perdido para Divertida Mente, da Walt Disney, O Menino e O Mundo ganhou 46 prêmios ao redor do globo. Inclusive, o Annie Awards - condecoração que é considerada o "Oscar da animação" - de melhor animação independente. 

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.