Analfabetos de todo o país fazem livro a partir de comando de voz

O resultado final pode ser baixado, gratuitamente, na página da campanha

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/04/2016 21:15 / atualizado em 29/04/2016 21:58

Reprodução

 

No Brasil, o número de analfabetos ultrapassa 13 milhões. Sem saber ler e escrever, histórias e relatos se perdem no tempo sem se estenderem às gerações seguintes. Para eternizar algumas dessas histórias, um projeto chamado Magic Words resolveu produzir um livro no qual os personagens são os próprios autores. O resultado final pode ser baixado, gratuitamente, na página da campanha

 

Com apenas uma impressora e um computador, a equipe percorreu todo o país ouvindo histórias contadas por pessoas que antes tinham como distante a realidade de ver as próprias memórias registradas. Os relatos foram impressos a partir de comando de voz, em tempo real - impressora com tecnologia atrelada ao Google Speech, que imprime instantaneamente o que escuta.

 

A obra reúne relatos de 30 brasileiros, além de trazer um sensível ensaio fotográfico, capturado por olhares atentos de Gabriel Bianchini e José Cabaço, embaixador do Instagram. Um documentário também foi feito com os personagens, e pode ser assistido pelo site do projeto.

 


Dos sertões às metrópoles, a campanha buscou juntar pessoas de diferentes universos, que contam não apenas sobre a própria vida, mas sobre ensinamentos recebidos pelos pais e avós, ou até mesmo casos vividos por elas ao longo do tempo.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.