Tecnologia

Google oferece nova versão do Earth com imagens mais nítidas

O gigante da Internet, que há três anos apresentou um "mosaico livre de nuvens" do planeta no Google Earth, começou na segunda-feira (27/6) a transferir as novas imagens, mais nítidas, fornecidas pelo satélite Landsat 8

Agência Estado
postado em 28/06/2016 18:08

São Francisco, Estados Unidos
- O Google atualizou seu aplicativo Earth com fotos mais nítidas da superfície terrestre, graças às imagens fornecidas pelo satélite Landsat 8.

O gigante da Internet, que há três anos apresentou um "mosaico livre de nuvens" do planeta no Google Earth, começou na segunda-feira (27/6) a transferir as novas imagens, mais nítidas, fornecidas pelo satélite Landsat 8.

As imagens utilizadas na nova versão do aplicativo foram feitas com as técnicas aprimoradas incluídas neste satélite. O veículo foi colocado em órbita em 2013 como parte de uma colaboração entre a Agência Espacial Americana (Nasa) e o Serviço Geológico dos Estados Unidos para acompanhar as mudanças na superfície terrestre.

Até agora, o Google Earth utilizava fotos fornecidas pelo satélite Landsat 7, que teve um problema de hardware. Essa falha resultou em grandes lacunas nas imagens, segundo o gerente de programação do aplicativo, Chris Herwig.



"O Landsat 8 capta imagens com mais detalhes, cores mais reais e com uma frequência sem precedentes", publicou Herwig em um blog.

Para criar vistas panorâmicas sem obstruções da superfície do planeta, o Google Earth analisa milhões de imagens e reúne os melhores fragmentos, de acordo com Herwing.

O Google Earth é parte do serviço de mapeamento on-line grátis oferecido pela Alphabet, sediada na Califórnia.

O Landsat observa a Terra do espaço desde 1972, reunindo uma grande quantidade de informação sobre as mudanças na superfície do planeta ao longo do tempo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação