Justiça do Rio de Janeiro determina bloqueio do WhatsApp no Brasil

Juíza do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro afirma que empresa se recusa a divulgar informações

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 19/07/2016 11:45 / atualizado em 19/07/2016 12:07

O WhatsApp ficará bloqueado novamente nesta terça-feira (19). Por determinação da juíza de fiscalização Daniela Barbosa Assunção de Souza, da Vara de Execuções Penais do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), a empresa de troca de mensagens terá os serviços suspensos em todo o país. A medida pode atingir mais de 100 milhões de usuários.


Essa é a quarta decisão adotada pela Justiça brasileira em menos de um ano. Em todos os casos, os juízes atribuíram a suspensão dos serviços pelo descumprimento de pedidos de quebra de sigilo de informações. Órgãos de segurança pública entendem que o WhatsApp estaria dificultando investigações das autoridades.

Leia mais notícias em Tecnologia

O último bloqueio foi expedido pelo juiz Marcelo Montalvão, da Vara Criminal da Comarca de Lagarto, do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ-SE). A Diretoria de Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal alegou que o não fornecimento de informações estava obstruindo o trabalho da polícia, que investigava suspeitos de integrar uma organização ligada ao tráfico de drogas em Lagarto, município a 75km de Aracaju.

O TJ-RJ ainda não informou oficialmente o prazo de suspensão do aplicativo de troca de mensagens. No último bloqueio, o período foi de 72h. A reportagem ainda aguarda posicionamento das operadoras de telefonia móvel sobre a decisão judicial.
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.
 
Sergio
Sergio - 19 de Julho às 16:51
Agora virou moda, a falta de argumentação e a retórica, retirarem o direito de vários em detrimento de uns poucos, porque o STF não é acionado para se posicionar em relação ao assunto, a lei de acesso a informação 12.527 de 2011, está ao meu ver sendo mal interpretada por alguns juízes, e a OAB deveria intervir pois esta havendo clara violação a direitos constitucionais violados com essas decisões monocráticas.
 
JANDUHY
JANDUHY - 19 de Julho às 15:39
Esse país está uma piada mesmo, é lei do farol, no Brasil, o sol é tão claro que dar para ver o subterrâneo da terra. Novamente essa brincadeira, tantas pessoas deixam de fazer negócio por causa dessa decisão egoísta. Parece que desativando o whatsapp, vai deixar de entrar celular nos presídios também....uma piada.. Tanto bandido solto por ai...piada piada piada
 
Nildo
Nildo - 19 de Julho às 14:43
No Brasil é moda mandar suspender a funcionalidade do Watshapp o difícil é eles tocarem os processos para frente, não dá audiência !!!
 
O
O - 19 de Julho às 14:01
ESTES BLOQUEIOS A HORA QUE QUEREM NO WHATSAPP DENOTA UMA CENSURA PRÉVIA DE ACONTECIMENTOS FUTUROS , TALVES DE ALGUMAS NOTICIAS QUE O PODER VIGENTE NÃO QUEIRA QUE O POVO DIVULGUE, DÃO TODO TIPO DE DESCULPA, MAS O POVO BRASILEIRO JÁ ESTA ALERTA.
 
tiagonic
tiagonic - 19 de Julho às 11:55
Só lembrando que se o WhatsApp cair quem assume é o Aécio.