Análise: LG K10 traz boas configurações mas peca em alguns aspectos

Intermediário conta com 16GB de armazenamento interno, 1GB de memória RAM, TV Digital e 4G. Aparelho sai por R$ 1.199

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 29/07/2016 18:00 / atualizado em 03/08/2016 13:55

Álef Calado/Esp.CB/D.A. Press


Apresentado durante a CES 2016, em janeiro, o LG K10 foi o primeiro smartphone da linha a chegar ao Brasil. O intermediário conta com display de 5,3 polegadas, com 1280 x 720 pixels, 16GB de armazenamento interno, câmeras de 13 MP (traseira) e 8 MP (frontal), TV Digital e conexão 4G. O desempenho fica por conta do processador octa-core Media Tek MT6753, de 1,14 GHz, e da fraquíssima memória RAM de apenas 1GB. O Tecnologia testou o LG K10, aparelho que sai por R$ 1.199.


Design
O LGK10 é muito bonito. Ele segue a estrutura estipulada pela coreana desde o lançamento do G2, em 2013: tela chapada, com botões virtuais gigantescos e as teclas físicas (power/volume) na traseira, abaixo da câmera. A escolha deixa os aparelhos extremamente fáceis de se manusear, independendo do tamanho da tela. O K10, por exemplo, conta com 5,3 polegadas que não oferecem praticamente nenhuma resistência ao usuário que já está acostumado com a configuração.

 

Álef Calado/Esp.CB/D.A. Press
 


O corpo levemente curvado e a traseira plástica texturizada conferem uma pegada firme e evitam que o aparelho escorregue da sua mão. Apesar do tamanho, o aparelho é leve (apenas 142 gramas) e fino (8,8 mm), conferindo ainda mais conforto. O LG K10 está disponível em três cores: branco, dourado e índigo (azul).


A LG UX, sistema de customização da multinacional coreana, continua oferecendo os recursos já conhecidos: ligar/desligar o display com dois toques na tela, desbloqueio por KnockCode e o aplicativo de desenhos e anotações rápidas Quick Memo+.

Hardware e Software
O aparelho está equipado com um processador octa-core Media Tek MT6753, de 1,14 GHz. Embora o chip seja bastante rápido, a memória RAM do dispositivo deixa, e muito, a desejar. Enquanto a maioria dos intermediários chega ao mercado já com 2GB de RAM (Moto G2, Lenovo Vibe K5, Samsung Galaxy A5 2016), o LG K10 possui apenas 1GB de memória RAM, o que acaba por limitar bastante o potencial do smartphone.


Durante os testes, a ausência de um chip mais poderoso é perceptível. Mesmo sem travar muito e oferecendo uma fluidez relativamente boa e sem engasgos, o mid rodou aplicativos e jogos pesados com certa dificuldade. A navegação entre apps e a resposta ao multitarefa, principalmente na hora de fechar todos os programas abertos, também se mostrou um tanto lenta.

 

Álef Calado/Esp.CB/D.A. Press
 


O armazenamento segue o esperado para a categoria: 16GB, com possibilidade de expansão para até 32GB, via microSD. A LG confirmou que o aparelho receberá atualização para o Android 7.0 Nougat.

Câmera
O LG K10 conta com câmera traseira de 13MP, com Flash LED e abertura ƒ/2,2. O sensor é simples, não chega a oferecer opções mais profissionais para o usuário e o resultado das fotos varia, e muito, do ambiente. Em locais mais iluminados, o smartphone entrega fotos excelente e com ótima definição. Já, em momentos de baixa luminosidade, o efeito pode não ficar tão bom e as imagens precisarão do auxílio do flash.


A câmera frontal certamente surpreende. Ela conta com um sensor de 8MP, resolução acima do que é normalmente encontrado na categoria e oferece fotos de qualidade. Dentre as opções estão as de embelezamento e os recursos Virtual Flash - que utiliza a luz da tela como “laterna” e entrega selfies com mais luz -, Cheese Shot - que utiliza os comandos de voz para bater disparar o “obturador”, - e Quick Selfie - que identifica a palma da mão do usuário e bate a foto.

Bateria
A bateria de 2.300 mAh oferece uma autonomia relativamente boa para o usuário e aguenta praticamente um dia inteiro de uso moderado. Os mais ligados, provavelmente, terão que conseguir um carregador portátil ou correr atrás de tomadas.

 

Álef Calado/Esp.CB/D.A. Press

 

A boa notícia é que o K10 conta com bateria removível; então, se você tem o costume de andar com duas baterias, fique a vontade para fazer as substituições quando necessário.



Ficha Técnica:

LG K10

Processador: octa-core Media Tek MT6753, de 1,14 GHz;
Memória RAM: 1GB
Armazenamento interno: 16GB (expansível para até 32GB, via microSD);
Dimensões (A X L X E): 146 X 74,8 X 8,8 mm;
Peso: 142 gramas
Tela: 5,3 polegadas
Resolução: 1280 x 720 pixels
Câmeras: 13 megapixels (traseira) e 8 megapixels (frontal;
Slots para cartão: dual sim LTE 4G
Conectividade: 4G, Wi-Fi, GPS, Bluetooth 4.1, USB 2.0;
Extras: TV digital;
Sistema operacional: Android 6.0 Marshmallow.

Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.