Tecnologia

Ruanda lança primeira rede global de entregas de sangue por drones

O serviço, desenvolvido pela americana Zipline, garante até 150 voos diários em caso de emergências médicas

postado em 14/10/2016 21:00

O serviço, desenvolvido pela americana Zipline, garante até 150 voos diários em caso de emergências médicas

Nesta sexta-feira (14/10), o presidente de Ruanda, Paul Kagame, lançou o primeiro serviço mundial de entregas com drones, durante uma cerimônia realizada no distrito central de Muhanga. A partir de agora, o governo de Ruanda começará a utilizar drones para fazer até 150 entregas urgentes e on-demand, por dia, de bolsas de sangue para salvar vidas, em 21 instalações de transfusão localizadas na parte ocidental do país.

[SAIBAMAIS]Os drones e o serviço de entrega são construídos e operados pela Zipline, uma empresa de robótica com sede na Califórnia. Enquanto o serviço de entregas focará, inicialmente, o transporte de sangue, uma parceria existente entre a UPS, a Gavi (Aliança Global para Vacinas e Imunização) e a Zipline vai ajudar o país a expandir rapidamente o serviço a todos os tipos de medicamentos e vacinas, essenciais para a sobrevivência da população, passíveis de serem transportados por drone.

"Os drones são recursos de grande utilidade, tanto a nível comercial como para melhorar os serviços do setor de saúde. Estamos muito felizes e orgulhosos em lançar esta tecnologia inovadora e por continuar a trabalhar com os nossos parceiros no seu desenvolvimento", afirma o Presidente Paul Kagame.

Uma solução prática

O serviço, desenvolvido pela americana Zipline, garante até 150 voos diários em caso de emergências médicas
Em Ruanda, a hemorragia pós-parto é a principal causa de morte entre as mulheres. O sangue para transfusão exige armazéns e transporte com controle de temperatura e soluções rápidas para os resíduos. Como existe uma grande variedade de produtos envolvidos numa transfusão, e não há formas de projetar ou prever as necessidades futuras, muitas das clínicas de transfusão não têm em estoque todo o sangue de que precisam.

Durante a longa estação das chuvas no país, várias estradas ficam inundadas e lamacentas, tornando-se intransitáveis ou mesmo inexistentes. O resultado é que, muitas vezes, as pessoas em risco de vida e que precisam de uma transfusão rápida não têm acesso ao sangue de que necessitam devido ao estado das estradas.

A rede nacional de entregas com drones em Ruanda permite que todas as clínicas de transfusão de sangue no ocidente do país possam efetuar pedidos de emergência, por mensagem de celular. Estes pedidos são recebidos pela Zipline no centro de distribuição, onde fica uma frota de 15 drones, chamados Zips.

O serviço, desenvolvido pela americana Zipline, garante até 150 voos diários em caso de emergências médicas

Cada Zip pode voar até 150km, num percurso de ida e volta, mesmo com vento e chuva, e transportar 1,5kg de sangue, o que é suficiente para salvar a vida de uma pessoa. Os Zips decolam e aterrizam no centro de distribuição e realizam a entrega descendo até próximo do solo, onde deixam a encomenda em um local chamado "mailbox", que se encontra próximo dos centros de saúde.

Ruanda planeja expandir a rede de drones da Zipline para a parte oriental do país já no início de 2017, colocando ao alcance de cada um dos 11 milhões de cidadãos a entrega imediata de medicamentos cruciais para a sobrevivência.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação