Tecnologia

Reclamações contra explosões de Iphone se multiplicam na China

Essas reclamações ocorrem sobretudo após o escândalo mundial da também fabricante de aparelhos eletrônicos, a sul-coreana Samsung

postado em 06/12/2016 21:22
Vários cidadãos chineses informaram que seus aparelhos celulares Iphone, da Apple, pegaram fogo ou explodiram, conforme indicou uma autoridade da defesa dos consumidores em Xangai, que convidou a gigante americana de eletrônicos a se pronunciar a respeito dessas reclamações reportadas por usuários.
O Conselho de Consumidores de Xangai, um órgão estadual, anunciou ter recebido nos últimos meses oito reclamações relativas a aparelhos celulares da Apple que entraram em combustão quando estavam sendo utilizados ou recarregados.

Essas reclamações, reunidas em um relatório disponível esta semana na página do órgão, ocorrem sobretudo após o escândalo mundial da também fabricante de aparelhos eletrônicos, a sul-coreana Samsung.

A Samsung anunciou um ;recall; em escala mundial de 2,5 milhões de unidades do aparelho Galaxy note 7, depois que alguns aparelhos pegaram fogo após a explosão de sua bateria durante uma recarga de bateria.

O Conselho de Consumidores de Xangai cita vários casos similares, dessa vez com o Iphone. Por exemplo, uma mulher chinesa relatou ter percebido em agosto que seu Iphone 6s Plus dava indícios de que poderia explodir, o que acabou provocando rachaduras na tela e deixando a parte de trás do celular enegrecida.

A Apple a recompensou com outro aparelho, mas não investigou as causas do incidente, segundo o órgão de Xangai, para o qual o grupo californiano deve "assumir suas responsabilidades".

A Apple reconheceu no mês passado que esse tipo de problema pode ocorrer, e se declarou disposta a substituir os celulares dos usuários chineses do iPhone 6s fabricados entre setembro e outubro de 2015 caso seus aparelhos tenham perdido sua função sem causa aparente.
Por France-Presse

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação