Tecnologia

Robôs de todos os tempos protagonizam exposição em Londres

A exposição poderá ser visitada até o dia 3 de setembro

Agência France-Presse
postado em 07/02/2017 16:28
Um cisne-relógio de 200 anos e um robô que rezava para o rei Filipe II da Espanha são dois exemplares em exibição na grande exposição do Museu de Ciência de Londres dedicada a estas máquinas.

Entre os 100 robôs da mostra sobre estes autômatos, muitas vezes antropomorfos, está um que tem a forma de monge e foi construído no século XVI para o monarca espanhol, sendo capaz de rezar e levantar um crucifixo.

A exposição pretende explicar o motivo de os homens construírem máquinas parecidas com eles e como isso fala sobre seus medos e ambições.

"Uma das grandes dificuldades na hora de organizar uma exposição como esta são as ideias preconcebidas das pessoas sobre os robôs que vêm, destroem o mundo e nos escravizam", disse à AFP Ben Russell, coordenador da exibição.

"Uma das vantagens de dirigir um olhar distante no tempo, como temos feito, é se dar conta de que esses medos nos acompanham há muito, muito tempo", disse Russell, afirmando que considera esses medos exagerados.

A robotização está cada vez mais presente no debate público. Um relatório da organização de análise Reform informou nesta semana que 250 mil empregos do setor público britânico poderiam terminar nas mãos de robôs em 15 anos.

Na França, o candidato socialista à Presidência, Beno;t Hamon, quer criar um imposto sobre estas máquinas.

A Inteligência Artificial (AI, em inglês) também divide a comunidade científica. O célebre astrofísico Stephen Hawking assegura que poderia "ser a melhor ou a pior coisa jamais ocorrida na humanidade".

Estudar os robôs é também uma forma de aprender como era a sociedade no momento em que foram construídos, sustentam os organizadores.

Por exemplo, um modelo articulado do século XVI que explicava o corpo humano serve para constatar o estado da anatomia.

Mas os robôs servem também para espantar, como o cisne de prata feito em 1773 que requeria três mecanismos de relojoaria para se mover e que se mexe com uma suavidade pouco vista nos robôs atuais.

Cada vez mais, os robôs tem como finalidade entreter e até cuidar dos humanos. Por exemplo, "Kaspar" é desenhado para se relacionar com crianças autistas e ajudá-los a aprender a se comunicar.

A exposição poderá ser visitada até o dia 3 de setembro.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação