Tecnologia

Projeto ensina programação a adolescentes com jogo da Mulher Maravilha

Outros filmes também fazem parte da iniciativa do Google

Ana Carolina Fonseca*
postado em 05/06/2017 15:23

Outros filmes também fazem parte da iniciativa do Google

Uma iniciativa do Google vem ajudando garotas a se aventurarem no mundo da arte em programação de um jeito divertido: o Made with Code. Lançado em 2014, o projeto usa jogos para ensinar a linguagem de computador para meninas dos ensinos fundamental e médio. O mais novo projeto do site é um jogo interativo da Mulher Maravilha. Cada etapa introduz conceitos fundamentais para a programação, como sequências, variáveis e loops (repetições).
O usuário precisa usar essas ideias para ajudar a heroína Diana Prince a lutar contra os inimigos.

Leia mais notícias em Tecnologia

Outros projetos do Made with Code incluem desenhar o esquema de luz em um vestido de alta-costura com lanternas de LED, "mixar" uma música e criar gifs. Além de Mulher Maravilha, os filmes Estrelas além do tempo (2016) e Divertida Mente (2015) também viraram jogos.

Segundo o site, apenas 0,4% das estudantes de ensino médio pretendem cursar ciência da computação na universidade. Além disso, uma pesquisa do Google, publicada em 2014, mostra que o apoio de adultos e amigos é a principal motivação para a decisão de uma jovem a seguir carreira nesta área.

O Made with Code afirma que o projeto começou porque cada vez mais a tecnologia está presente no cotidiano, "mas as mulheres não são representadas nos papéis que fazem a tecnologia realidade".

Todo o conteúdo do site está em inglês.

Mulher Maravilha

O primeiro filme da super-heroína da DC Comics estreou neste final de semana com grandes elogios do público e dos críticos de cinema. Até agora, já arrecadou US$ 225,5 milhões em todo o mundo. Por enquanto, já é o 18; filme mais assistido do ano.

* Estagiária sob supervisão de Anderson Costolli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação