Tecnologia

Prêmio Princesa das Astúrias para físicos por detectar ondas gravitacionais

Representou um marco ao confirmar a previsão de Einstein em sua teoria geral da relatividade em 1915

Agência France-Presse
postado em 14/06/2017 09:05

O prêmio Princesa das Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica foi atribuído aos físicos americanos Rainer Weiss, Kip Thorne e Barry Barish, além do grupo LIGO, por detectar as ondas gravitacionais previstas por Albert Einstein.

[SAIBAMAIS]A detecção, pela primeira vez em setembro de 2015, das ondas gravitacionais, alterações no espaço-tempo provocadas por grandes massas em movimento, no universo "responde a um dos desafios mais importantes da física em toda sua história", destacou o júri.

Representou um marco ao confirmar a previsão de Einstein em sua teoria geral da relatividade em 1915.

Rainer Weiss, professor do Massachussets Institute of Technology, inventou um detector para as alterações e Kip Thorne, do instituto de tecnologia Caltech, fixoou os fundamentos teóricos das ondas gravitacionais.

Ao lado do recentemente falecido Ronald Drever, eles ajudaram nos anos 1980 na construção do observatório de detecção de ondas gravitacionais LIGO (Laser Interferometer Gravitational-Wave Observatory).

Barry Barish, diretor da LIGO entre 1997 e 2006, criou a Colaboração Científica LIGO, grupo de 1.167 cientistas de mais de 100 universidades dedicados a detectar as ondas gravitacionais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação