Tecnologia

Após 32 anos, Microsoft decreta 'morte' ao Paint na atualização do Windows

Presente há 32 anos no sistema operacional da Microsoft e um dos pioneiros entre as aplicações de edição gráfica, o Paint não fará mais parte da lista de aplicativos disponíveis no Windows 10

Jacqueline Saraiva
postado em 24/07/2017 11:29
O paint foi lançado originalmente como Paintbrush e é um dos softwares que acompanham o Windows há 32 anos
A próxima atualização do Windows 10, batizada de ;Outono;, vai marcar a despedida de um dos maiores símbolos do sistema operacional: o Paint. A ferramenta para criar desenhos está na lista de outras que também serão removidas no update do sistema operacional da Microsoft, que deve ser lançado até outubro, ainda sem data definida. O Paint está presente no sistema operacional desde o Windows 1.0, o primeiro a ser lançado, em 1985.

A lista de funcionalidades a serem "descontinuadas" foi divulgada pela Microsoft na quinta-feira (20/7). O motivo seria que o programa, assim como os demais que estão na lista, está obsoleto e a empresa não parece disposta a investir esforços para melhorá-la. Veja a lista completa (em inglês).

O paint foi lançado originalmente como Paintbrush e é um dos softwares que acompanham o Windows há 32 anos, uma das primeiras aplicações de edição gráfica, estando presente em todas as edições. Na mais recente atualização do sistema operacional, o Paint foi inclusive turbinado para passar a criar e editar objetos em 3D, possibilitando a qualquer usuário desenhar à mão e transformar a imagem e algo tridimensional. Esta versão será mantida pela Microsoft.

Simples de usar

A simplicidade, principal característica do Paint, fazia com que milhares de usuários do Windows utilizassem o programa em edições pontuais de imagens, não exigindo um conhecimento muito aprofundado quanto outros programas do tipo de edição mais avançados no mercado. No entanto, com o avanço da tecnologia, muitos aplicativos dominaram o mercado, principalmente em versões on-line, e deixaram o Paint "atrasado".

Outro programa que também está na lista de descontinuados do Windows é o Outlook Express, aplicação que também deixou de ter sentido para empresa após a inclusão de outros leitores de correio eletrônico no Windows 10. O app Reader e a lista de leitura também dizem adeus na próxima atualização.

Dando adeus com o spray

A decisão foi um pouco triste para os mais nostálgicos. Nas redes sociais, como no Twitter, muita gente que passou bons momentos escrevendo palavras utilizando a ferramenta de spray, salvando prints, criando memes ou fazendo coloridos mosaicos com lápis e lata de tinta ficou chateada. Na manhã desta segunda-feira (24/7), o Paint era um dos trending topics do microblog. Veja alguns desabafos:

[VIDEO1]
[VIDEO2]
[VIDEO3]
[VIDEO4]
[VIDEO5]
[VIDEO6]
[VIDEO7]
[VIDEO8]
[VIDEO9]
[VIDEO10]
[VIDEO11]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação