Tecnologia

Adobe anuncia que vai encerrar software Flash até 2020

"Por 20 anos, o Flash ajudou a dar forma à maneira como você joga, assiste a vídeos e usa aplicativos na web", disse a Google numa publicação

Agência France-Presse
postado em 26/07/2017 09:55
Adobe anunciou nesta terça-feira (25/7) que seu software Flash, de super a vídeo e games online, será encerrado nos próximos três anos. A empresa anunciou num post que seu software será substituído por outros softwares livres, como o HTML 5, que se desenvolveram e se tornaram boas alternativas para essa função.

"Dado esse progresso, em colaboração com vários de nossos parceiros tecnológicos - inclusive Apple, Facebook, Google, Microsoft e Mozilla - a Adobe planeja matar o Flash", disse a companhia.

A Adobe planeja parar de atualizar e distribuir o Flash Player até o fim de 2020, e encorajou usuários a migrarem para formatos livres."Por 20 anos, o Flash ajudou a dar forma à maneira como você joga, assiste a vídeos e usa aplicativos na web", disse a Google numa publicação. "Mas, ao longo dos anos, o Flash se tornou menos comum".

Há três anos, 80% dos usuários do Google Chrome visitavam sites do Flash, mas hoje são apenas 17% e esse número está diminuindo, de acordo com o Google. O Flash era muito usado no começo dos anos 2000 em computadores desktop para melhorar o desempenho de games ou vídeos.

O software foi desenvolvido para funcionar em celulares, mas o co-fundador da Apple Steve Jobs escreveu uma carta criticando o Flash, e o aplicativo foi impedido de rodar em iPhones e iPads por motivos de segurança. A Apple parou de instalar automaticamente o Flash em computadores Mac em 2010. Facebook disse que está promovendo o uso do HTML5 para jogos online, uma categoria popular na rede social.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação