Extensão compara valores citados em reportagens com salário do Neymar

Com o programa criado por aluno da UnB, usuário só precisa passar o cursor sobre a cifra para ser informado sobre quanto tempo o Neymar leva para receber aquele montante

INFORMAÇÕES PESSOAIS:

RECOMENDAR PARA:

- AMIGO + AMIGOS
Preencha todos os campos.

postado em 14/08/2017 15:57 / atualizado em 14/08/2017 17:20

 
A mais cara (e muito polêmica) transferência do futebol virou unidade de medida. É que a venda multimilionária do brasileiro Neymar, que saiu do Barcelona para brilhar nos gramados do Paris Saint-German, causou espanto e, agora, a internet usa o salário do jogador como perspectiva para outras valores. Desde o anúncio do acordo entre os times espanhol e francês, não faltaram piadas sobre o assunto.
 
 

Nesta segunda-feira (14/8), o estudante de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília (UnB) Apolinário Passos lançou uma extensão para o Google Chrome que detecta nos textos preços (em reais) e os converte para a unidade "tempo que o Neymar levaria para receber esse dinheiro". É possível ver o valor original passando o cursor por cima do texto.
 

Apolinário conta que criou a extensão como brincadeira, mas percebeu que tem também uma utilidade: criar abstrações. O estudante afirma que o cérebro humano é ruim para lidar com grandes números e, por isso, é fácil perder o raciocínio e não perceber diferenças quando se trata de valores muito altos. "Colocar em perspectiva de tempo uma unidade que compreendemos mais facilmente ajuda na compreensão de grandes números dos noticiários", explica.

A ideia para a extensão surgiu no sábado e, com duas horas diárias de trabalho, Apolinário conseguiu terminar e lançar o produto na segunda-feira. Nas redes sociais, a ideia logo ganhou centenas de curtidas. 
 
* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende. 
Comentários Os comentários não representam a opinião do jornal;
a responsabilidade é do autor da mensagem.