Turismo

Saiba o que vale pechinchar em Praga

postado em 22/12/2010 08:00
;Is it too expensive for you?; (;Está caro demais para você?;), perguntou, cheia de sotaque, uma senhora de seus 60 anos e aspecto respeitável a um turista norte-americano na Staromestské Námestí (ou Praça da Cidade Velha, em português), ao lado da Igreja da Virgem Maria do Tyn. Ela exibia na mão esquerda um daqueles fôlderes do galhardete da esquina não muito distante dali. E, na direita, várias folhas em tamanho ofício detalhando o programa. ;Yes, it is;, respondeu secamente o cliente em potencial, continuando a andar e deixando para trás a mercadora a berrar ofertas.

A matrona, então, passou a reduzir o preço de 50 em 50 moedas. Já pedia 300 coroas, ou R$ 30, quando desistiu daquele e abordou outro turista na praça ; o lugar é uma espécie de centro nervoso do turismo em Praga ;, restabelecendo as 400 coroas como ponto de partida da venda. Os horários são concorrentes, mas é possível sair de um e entrar noutro dos muitos espetáculos do dia.

Nos teatros, porém, não existe pechincha. Os de marionetes, por exemplo, custam 400 coroas e não há notícia de que turistas tenham conseguido descontos camaradas nas bilheterias. Quem se propuser a tal maratona pode entrar numa das muitas casas com montagens de teatro negro.

Um desses espetáculos, Don Giovanni, não remonta a ópera em si. Em vez disso, apresenta um enredo em que Mozart a compõe durante seu período na cidade e a apresenta a preços módicos no Teatro dos Estados. A trama em tudo se parece com uma parte do roteiro de Amadeus, filme vencedor de sete estatuetas do Oscar em 1985, cujo diretor, Milos Forman, é tcheco. A música das marionetes é executada ao vivo por pequenas orquestras de câmara.

Os bonecos de madeira medem cerca de 50 centímetros de altura e usam figurinos riquíssimos. A técnica de manipulação é famosa no mundo inteiro. As lojinhas de souvenirs às margens das ruas da Staré Mesto (Cidade Velha) vendem-nos a 150 coroas cada. (UB)

Período tcheco
Wolfgang Amadeus Mozart compôs Don Giovanni em Praga, durante a temporada em que viveu na cidade, entre 1786 e 1787, refugiado das pressões de Viena, distante apenas 300km. A primeira apresentação da peça, a preços populares, deu-se no Teatro dos Estados, bem conservado e até hoje reservado a apresentações dessa ópera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação