Turismo

Destino de um dia, quem prolonga a estada em Maragogi não se arrepende

postado em 26/01/2011 08:00
Entre duas grandes capitais brasileiras, Maceió e Recife, existe um lugar em que os problemas das metrópoles podem ser facilmente esquecidos quando se observam as águas calmas e verdes do mar: Maragogi. O destino, que faz parte dos 185km da Costa dos Corais, é perfeito para deixar de lado as atribulações do dia a dia e curtir com todas as forças ; ou não ; a preguiça. Pacata, a cidadezinha vive da agricultura, da pesca e do turismo. E nesse último setor mora o grande desafio local: convencer o visitante a passar mais de um dia por lá. Hoje, cerca de 100 mil turistas vão a Maragogi apenas para o chamado day use. Já os que ficam pelo menos três dias na região somam ;apenas; 30 mil, em média, durante a alta temporada. Se você quer se juntar à última turma, atividades não vão faltar para você curtir esse paraíso brasileiro.

O guia da preguiça


Em 18 pousadas, dois hotéis e o mesmo número de resorts, o turista que vai a Maragogi encontra preços e conforto nos mais variados níveis. E todas as hospedagens têm algo em comum: o charme

O pecado da preguiça nunca pareceu tão fácil de cometer quanto em Maragogi. A cidade alagoana tem 22km de praias tranquilas e de uma beleza indescritível. A hospedagem em locais charmosos e aconchegantes ; 18 pousadas, dois hotéis e dois resorts ; contribui para a sensação de que o tempo vai demorar a passar.

Com uma história peculiar, a pousada Praiagogi é a preferida dos casais. O início do lugar parece uma fábula. Tudo começa em Amsterdã, onde Fernanda Duarte conheceu Samdrijn Van Hoof. Ela é mineira; ele, holandês. Após idas e vindas em um romance que parecia nunca dar certo pelas diferenças culturais, a paixão pela hotelaria prevaleceu e fez com que o casal se unisse em busca de um sonho comum: abrir uma hospedagem no litoral brasileiro. Após percorrer grande parte das praias, o casal viu uma construção abandonada em Maragogi. Foi o primeiro passo para construir a pousada. Mal sabiam que o dono do local também morava na Europa. De volta ao Velho Continente, Fernanda e Samdrijn fecharam negócio. O que era sonho virou realidade no litoral alagoano.

A piscina com 400m de extensão é uma das atrações do Miramar MaragogiCom apenas cinco quartos, a pousada exibe uma placa de ;Não há vagas; pendurada todo o tempo no portão, pois os donos só recebem os convidados mediante reservas. Isso confere uma privacidade maior aos hóspedes e o torna o queridinho de casais em lua de mel. Uma das vantagens ; que reforça o clima familiar do local ; é o serviço de café da manhã na hora que o hóspede acorda, o que acaba com aquela obrigação de horários. Para aproveitar o mar, tendas são armadas na areia da praia. Se quiser uma vista privilegiada, basta subir na laje do hotel, onde um conjunto de futons fica à espera do hóspede.

A menos de 9km de Maragogi fica a cidade de Japaratinga. Lá está outra referência quando o assunto é charme: a pousada Vila de Taipa. Por fora, há um toque rústico por conta do telhado de palha nos bangalôs, pela construção ; que utiliza muita madeira ; e pelos tijolos à vista. Nos quartos, o turista simplesmente vai acordar de frente para a bela Praia do Boqueirão. Ao entrar na piscina, vai ficar difícil decidir se mergulha ou se admira as águas límpidas do mar, que variam em tom azulado no decorrer do dia. Um lounge com futons e um redário completam a pousada.

Piscina
Esse paraíso alagoano só ganhou fama após a construção do primeiro resort no local, o Salinas do Maragogi. Entre as atividades programadas pela equipe de monitores, estão hidroginástica, arco e flecha, caminhadas ecológicas e passeios de caiaque. Ainda há duas quadras de tênis, uma de vôlei de praia e outra de futebol. Para completar, uma imensa área verde apresenta trilhas para caminhada e instalações para a prática de arvorismo. À noite, os adultos podem se divertir em festas promovidas no hotel.

Uma das peculiaridades do hotel também pode ser um problema em algumas partes do dia. O Rio Maragogi, que passa por dentro do resort, deságua no mar e deixa a coloração das águas turva, o que faz perder um pouco do encanto da coloração azul característica do local. Ao cair da noite, o mau cheiro do rio também pode atrapalhar. Os apartamentos dos blocos 1 e 5 são os mais indicados para quem quer se hospedar no lugar sem enfrentar esse probleminha.

Com cheiro de novo, o Miramar Maragogi é outra opção de resort. Os 100 mil m; do local são repletos de palmeiras que tornam o calor mais ameno. Mas o grande (literalmente) diferencial do resort é a piscina de 400m de extensão, que percorre todo o interior do hotel. Em uma ampla área coberta, um palco, onde há apresentações de dança e peças de teatro são encenadas para o público.

A estrutura comporta um centro de fitness, massagistas, área de recreação infantil e lojas de artesanato. Mas o melhor mesmo é sentar-se em uma das cadeiras próximas ao mar da praia Ponta do Mangue e relaxar com o barulho do vento batendo nas copas das árvores.

O jornalista viajou a convite da Associação do Trade Turístico de Maragogi e Japaratinga (Ahmaja)

Como chegar
Na pousada Praiagogi, levantar de uma das redes vai ser bem difícilMaragogi fica quase à mesma distância dos aeroportos de Maceió (155km) e de Recife (125km). O visitante vai precisar alugar um carro ou contratar um serviço de traslado. Se for de carro, prefira a rodovia PE-60. Apesar de não permitir ver o litoral, a estrada está mais conservada. Por ser uma pista de mão dupla, o motorista pode enfrentar lentidão em alguns trechos por conta dos caminhões que transportam a cana-de-açúcar. Pelo caminho, tome cuidado ao passar pelas áreas de proteção ambiental. As placas que avisam sobre a presença de animais silvestres estão tampadas pela mata.


Onde ficar

Miramar Maragogi
Praia Ponta de Mangue; (82) 3296-3200


Praiagogi
Praia Camacho; (82) 3296-1510


Salinas do Maragogi

AL-101 Norte, km 124;
(82) 3296-3030

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação