Turismo

Fortaleza: siga o cheiro dos cajus

Quem escolhe começar o tour na capital cearense tem as narinas invadidas pelo aroma das frutas e do mar antes de chegar a Jericoacoara. Depois de curtir as dunas, aventure-se em Camocim, cidade com 62km de praia e o maior litoral do estado

postado em 23/03/2011 14:23
Na viagem feita pelo Correio, a cidade escolhida para dar início ao desbravamento da Rota das Emoções foi Fortaleza. No início da tarde, deixa-se a capital cearense rumo ao primeiro destino: Jericoacoara. No caminho, pela janela do micro-ônibus, veem-se animais dividindo espaço ao longo do asfalto e pequenas casas coloridas. Após pouco mais de duas horas, pode-se parar num quiosque para mudar de veículo: a partir desse ponto, dá para seguir de buggy, e as bagagens passam a ser transportadas numa caminhonete. Vale a pena fazer essa troca.

O perfume dos cajus maduros, vindo de grandes árvores que adornam o caminho, é delicioso. O vento batendo nos cabelos e trazendo aos poucos o cheiro da maresia só aumenta a expectativa de chegar logo ao destino. Antes, porém, faça uma parada estratégica na Praia do Preá. A vila, criada por pescadores que vivem até hoje do que retiram do mar, fica no caminho para Jericoacoara (15 minutos) e tem uma das 10 melhores escolas de kitesurf do mundo, segundo diversos sites especializados.

Com 20km de extensão, a praia tem areia branca bem fina. O mar, morninho, é convidativo para o mergulho e para a prática de esportes náuticos.

Descoberta

Jericoacoara era apenas uma pequena vila de pescadores até 1985, ano em que foi descoberta pelo turismo e pelo mundo inteiro. Em 1994, o jornal norte-americano Washington Post a escolheu como uma das mais belas praias do planeta, o que só estimulou a comunidade a zelar pelo pedaço de paraíso.

Dentro de uma Área de Preservação Ambiental (APA), Jericoacoara não tem nem pode ter pistas asfaltadas. As ruas são as cinco mesmas de sempre: São Francisco, Principal, do Forró, das Dunas e da Igreja. Todas de areia. O ideal é usar chinelos ou andar descalço.

Para quem curte a natureza, dois passeios são indispensáveis: a subida na Duna do Pôr do Sol e a Pedra Furada. Aos amantes da gastronomia, Jeri possui várias opções de restaurantes que servem tanto comida típica cearense quanto delícias mais sofisticadas.

À noite, o ponto de encontro é o Planeta Jeri, que além de contar com mesa de sinuca, tem DJ. Do lado de fora, barraquinhas vendem bebidas com frutas comuns na região, como caju e abacaxi.

O artesanato está em toda parte. O crochê é o mais visto em tapetes, saias, bolsas e até colares. As ofertas de hospedagem vão das simples às superconfortáveis, permitindo que até o mais urbanoide dos turistas se sinta em casa. (AR)

Rede e água fresca

A Lagoa da Torta, em Tatajuba (entre Jeri e Camocim), é uma atração à parte no caminho. A piscina natural tem redes coloridas instaladas dentro d;água, próximas aos quiosques. Aproveite e descanse! Só saia delas para dar um delicioso mergulho e aliviar o calor nordestino. O cardápio das barraquinhas não é tão variado, mas dá para comer uma boa lagosta e um camarão caprichado.

Transporte seguro
; Preocupados com a segurança dos turistas, os motoristas de buggy criaram a Associação Camocim Emoções, que credencia veículos e pilotos para atuarem na Rota das Emoções. ;Tem gente que faz o roteiro como freelancer, sem preparo. Temos parceria com a guarda municipal, que atua na fiscalização dos veículos, com a prefeitura, com agências de turismo e a rede hoteleira;, explica o presidente da entidade, Jan Carlos de Souza. ;Estamos apostando nesse trabalho. Além de capacitação de profissionais, orientamos sobre a aquisição e o uso de materiais de segurança e estamos com projeto de colocar rádios nos carros para permitir o contato em regiões mais afastadas;, completou o vice Francisco Oliveira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação