Turismo

Artesanato colombiano atrai a atenção de turistas e decoradores

postado em 04/05/2011 08:02
A riqueza do centro histórico de Bogotá, no bairro da Candelaria, não está apenas em prédios, museus e bibliotecas. Com expoentes nas artes plásticas, na literatura e na música, os colombianos também se destacam no artesanato. A capital colombiana soma 44 lojas de produtos artesanais, e as peças ; com desenho e qualidade únicos ;, podem ser encontradas tanto nas lojas de design de metrópoles (como Nova York e Milão) quanto nas casas de quem acabou de voltar do país. É difícil não trazer pelo menos uma recordação de lá.

As peças são feitas com inúmeros produtos naturais, como argila, bambu, couro, fibras, sementes, madeira e metais preciosos. Com eles, os artistas elaboram redes, cestos, tapeçaria, cerâmica, acessórios, esculturas e artigos bordados à mão. Outra técnica que os criadores dominam é a olaria.

Os vasos de fibras trançadas estão entre os destaques da produção localDesde o tempo dos povos pré-colombianos, armazenava-se água em panelas, jarras e vasilhas feitas de argila e barro. Além de úteis, eles tinham uma simbologia mística, já que representavam a união dos quatro elementos do universo: água, ar, terra e fogo.

Um dos lugares onde se pode encontrar uma boa amostra dessa produção é a Colombia es Bella, no centro histórico. Nela, o visitante pode encontrar cadeiras, chapéus, bolsas, cintos, centros de mesa, bijuterias, sapatos, pratos e uma série de itens trazidos de todas as regiões do país. Os produtos vêm da costa caribenha, dos povoados da Cordilheira dos Andes e das zonas de floresta e de plantações de café. Há também réplicas das peças encontradas no Museo del Oro.

Há opções tanto para quem quer levar apenas um presente quanto para decorar todo um imóvel. Todos os objetos têm certificado de autenticidade, que detalha não só a origem, como também técnicas e materiais empregados. O artesanato local também chama a atenção na decoração de ruas, casas, hotéis e restaurantes. Couro, madeira e cerâmica são as matérias-primas principais encontradas nas peças, que encantam pela variedade de cores, texturas e formas.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação