Turismo

Ponto mais elevado de Bogotá revela vista inesquecível

postado em 04/05/2011 08:06
Não há como ignorar o ponto mais elevado de Bogotá, o Cerro de Monserrate, a 3.131 metros acima do nível do mar: ele pode ser visto em qualquer canto e convida a contemplar a melhor vista da cidade. Existem três formas de se subir ao Cerro. A primeira é a pé, por escadas de pedra, cujo percurso pode demorar uma hora.

Mesmo no tempo nublado, é possível ver toda a capital colombiana do alto de MonserratePorém, não apenas a caminhada, como a também a permanência no alto da montanha, podem ser desconfortáveis, principalmente para quem não está acostumado com a altitude. Assim, para quem não quer cansar tanto as pernas nem sofrer de soroche, há duas opções. A primeira é o funicular, trem que sobe lentamente, durante cerca de 12 minutos, permitindo aos passageiros desfrutar da paisagem de toda a cidade. Por último, há o teleférico, cabine com capacidade para 40 pessoas, que circula sustentada por um cabo e também oferece boa visão de toda a capital.

Guarde o fôlego para o momento de ver a capital colombiana ; fundada há 473 anos pelos espanhóis ; tornar-se pequenina. Do alto, revela-se uma cidade de 1.776km; (São Paulo tem 1.552km;), com 7 milhões de habitantes. Lá de cima, observam-se montanhas, hotéis, prédios residenciais e comerciais com fachada de ladrilhos vermelhos e construções coloniais.

Para fazer o percurso, é importante estar com uma roupa leve, porém quente. Com a altura, a sensação de frio aumenta. Além disso, torça também para o dia não estar tão nublado. Do contrário, fica mais difícil fazer boas fotografias.

Mal evitável

Quem não está acostumado com altitudes elevadas precisa andar devagar e respirar com calma quando estiver em Bogotá e, especialmente, em Monserrate. O objetivo é evitar o mal conhecido como soroche, caracterizado por sintomas como enjoo, tontura e cansaço. O mal de altura é sentido também em locais como La Paz (Bolívia), a mais de 3,6 mil metros acima do nível do mar. Para combatê-lo, recomenda-se tomar o chá de folhas de coca, encontrado em lojas de produtos naturais ou de artesanato, inclusive em Monserrate. O café colombiano é outra boa opção para oferecer energia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação