Turismo

Curaçao era chamada de Ilha Coração pelos espanhóis

Breno Fortes
postado em 27/07/2011 13:57
Praia de PortoMari em Curaçao, um dos roteiros mais belos da ilha
Entre as descobertas que o genovês Cristóvão Colombo fez enquanto navegava pelo Novo Mundo, está uma ilha caribenha pequenina, com área de 472km;, praticamente do tamanho de Florianópolis. Encontrada pelos europeus em 1499, tem 38 praias ; compostas de pedras vulcânicas e calcárias ; de mar azul, limpíssimo, com temperatura entre 25;C e 27;C. Anos depois, o lugar seria batizado com um nome cheio de ternura: Curaçao.

Existem diferentes teorias sobre as origens da palavra, mas a explicação mais provável é que os espanhóis chamavam o local de Ilha Corazón (Coração). Hoje, a ilha é localmente conhecida como Dushi Korsou (;Doce Curaçao;).

Dushi, por sinal, serve como vocativo para praticamente qualquer pessoa que viva ou esteja viajando pela ilha. Normalmente, é mais usada para o homem dirigir-se à mulher e vice-versa. Também é a palavra utilizada para definir algo ; um prato, por exemplo ; bom, bonito ou gostoso. E pode ter certeza de que você vai dizê-la muitas vezes durante o passeio.

A 60km da costa da Venezuela, Curaçao também é conhecida como Holanda do Caribe e, em outubro de 2010, tornou-se um país autônomo, com a capital em Willemstad.

A língua oficial é o holandês, mas cerca de 90% da população local fala o papiamento, um idioma de origem crioula. O espanhol e o inglês também são de uso corrente.

Curaçao tem uma hora a menos em relação ao horário oficial de Brasília (duas, no de verão). Sem jet lag no corpo, dá para chegar e começar rapidamente a explorar o que há de melhor na ilha. Aproveite.


[VIDEO1]

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação