Turismo

Érice, o vilarejo com casas do tempo das nonnas

Thiago Neres
postado em 10/08/2011 14:46

Uma cidade quase abandonada, com cara de vilarejo medieval. Assim pode ser definido o povoado de Érice, que fica na província de Trapani, na Sicília. Pouco mais de 100 pessoas ; em sua maioria, idosas ; compõem a população do lugar e garantem que exista vida em meio às construções seculares. Nesse toque de antiguidade reside todo o charme da região.

Logo na entrada da cidade, os visitantes se impressionam com a grandeza e a beleza da Chiesa Madre, uma igreja com características de arquitetura barroca. A torre do sino data do século 15.

As condições geográficas de Érice oferecem uma visão privilegiada. Por estar em uma área montanhosa, dá para observar Trapani e parte do mar, em alguns pontos mais elevados. Isso se o povoado não estiver encoberto por uma bruma, o que ocorre frequentemente. Os donos de narizes mais sensíveis vão perceber como o ar é limpo, quase um presente para os pulmões.

As ruelas são estreitinhas, todas feitas de pedras antigas. Casas e lojas mantêm um certo padrão, com tendência para tons acinzentados. Érice é dona de uma beleza quase uniforme, mas ainda assim agradável aos olhos.

Para quem gosta de doces, a sugestão é experimentar o cannoli, uma guloseima local. Consiste em um tubo de massa crocante com creme de ricota e divide opiniões: ame-o ou deixe-o. Aproveite a estada e prove também o lemoncello, bebida alcoólica feita à base de limões sicilianos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação