Turismo

Conheça mais sobre Petra, a cidade perdida ao sul da Jordânia

A cidade perdida ao sul do país - retratada no filme Indiana Jones e a última cruzada e na novela Viver a vida - é uma das mais belas atrações da Terra. Não dá para entendê-la sem ir

postado em 17/08/2011 11:30

As escavações nas rochas, feitas pelo povo nabateu, teriam começado em 312 a.C.: Petra foi redescoberta em 1812 por um aventureiro suíço

Em algum momento da sua vida, você deve ter visto uma imagem de Petra. Talvez tenha sido numa novela da Globo. Ou num filme de ação com Harrison Ford. Com isso, sonhou conhecê-la. Por algum motivo, não pôde. Talvez julgando ser distante demais: no tempo, na realidade, no espaço global mesmo. Mas tente outra vez. Tudo bem que belo é subjetivo. Mas belo é aquilo que, ao avistarmos, nos faz dizer simplesmente: ;Ohhh, meu Deus!”. Petra é assim, é in-: infinitamente insondável, intraduzível, inexplicável, inexcedível; Tentemos, pois, mostrar ; ou desvendar ; esse lugar, inteiramente esculpido na pedra pelo povo nabateu.

Primeiro, prepare-se: tênis, chapéu, óculos, protetor solar são indispensáveis. Da cidade (Wadi Musa) onde estão os hotéis ao extremo final do sítio histórico, são uns 5km de caminhada, no mínimo. Subindo, descendo. Passando por obeliscos, desfiladeiros e fendas gigantes. A jornada entre o Tesouro, o templo, e o monastério Jabal al Deir é cansativa. E se você subir o Grande Templo, com seus vários degraus, aí sentirá a mistura de ar quente, secura, ansiedade, estupefação.

Por isso, o ideal é visitá-la no comecinho da manhã, em função do calor. Mas o melhor mesmo é à tardinha. Primeiro, porque está garantida a boa luz para imagens: o sol inclina-se, despedindo-se, sobre os montes e surgem as cores naturais das rochas. A luminosidade no fim da fenda principal, chamada de Siq, vira uma cortina para a passagem ao ;outro mundo;, esse indescritível mundo de pedra.

Andar de camelo é aconselhável não só para os sedentários e os portadores de deficiência, mas também para quem quer ter uma vivência típica

O conjunto arquitetônico ; e arqueológico ; é marcado pelas escavações nas rochas, que teriam começado por volta do ano 312 a.C. Agora, curiosamente, é uma das sete novas maravilhas do mundo. Lá viveram hebreus, gregos, romanos e bizantinos. Foi rota de comércio do extremo oriente à Síria, passando pela Pérsia (atualmente, o Irã) e a região da Arábia Saudita e do Egito.

Depois, Petra se perdeu. Literalemente: ou ignorada, simplesmente, ou coberta (parte) pela areia vermelha, quase rósea. Até que, recentemente (já em 1812), o viajante-aventureiro suíço Johann Ludwig Burckhardt ouviu falar dela e armou uma comitiva, fingindo ser árabe indiano que apenas queria visitar o túmulo do profeta Aarão. Hoje, muitos ocidentais nem sabem quem foi Aarão nem mesmo Ludwig: em quase todas as lojas, o que não faltam são exemplares do chapéu usado por Harrison Ford, o Indiana Jones. (RF)

Atrás do Santo Graal

Em Indiana Jones e última cruzada, de 1989, o herói-arqueólogo dos anos 1990 corre atrás do Santo Graal, que está num dos principais monumentos do lugar, o Tesouro (al Khazneh). As imagens reais são apenas as externas; as internas foram feitas em estúdio. A obra de Steven Spielberg dura 126 minutos e tem, além de Ford, o veterano Sean Connery (que faz o papel de pai do primeiro, embora tenha apenas 12 anos a mais). Ganhou o Oscar de melhores efeitos sonoros.

Vá de camelo (ou burrico)

Há visitas a Petra à noite, um singelo passeio chamado Petra by night. É apenas uma caminhada pelas fendas, que, em noites de lua clara, nos dão a sensação do que realmente somos: pequenos e insignificantes diante das estrelas. Todo o percurso é iluminado por milhares de velas. Em frente ao Tesouro, um show: um árabe tocando uma flauta triste. E só. Não há estrutura. Nem os banheiros abrem (vá antes, no hotel). Durante o dia, não há socorro médico à vista. Por isso, idosos, portadores de alguma deficiência ou mesmo sedentários devem recorrer às charretes puxadas por pangarés entediados. E, quando chegar ao Tesouro, deixe a charrete e alugue um camelo (ou um burrico). Na pior das hipóteses, você chega inteiro ao fim do passeio. Na melhor, garante fotos bem legais. (RF)

Curiosidades

; A cidade já aguentou dois terremotos: em 363 d.C. e em 551 d.C.

; Cenas do filme Transformers 2 também foram gravadas lá, assim como de Mortal Kombat: a aniquilação.

; O povo nabateu inventou um sistema único de túneis e de câmaras de água.

; Houve um desfile de modas na novela Viver a vida, da Globo, com Petra ao fundo. É uma montagem: as autoridades não deixaram o evento ocorrer lá. E, com o uso de 3D, foram inseridas as imagens.

; Há boas lojas no lugar. O preço das peças de prata é definido pelo seu peso.

; Os artesãos enchem garrafas de areias de cores vivas e as revendem. Eles juram que não usam corantes.

Atrações

; Teatro romano

São 3 mil lugares com templos e altares onde eram ofertados sacrifícios.

; Mosteiro Ad-Deir

Para chegar lá, há uma escadaria com 800 degraus cortados na rocha.

; Museus

São dois: o arqueológico e o Nabateu. Ambos guardam objetos encontrados nas escavações.

; Templo

Teria sido construído por um sultão para comemorar a morte de Aarão, irmão de Moisés.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação