Turismo

Centro histórico reúne casarões e lembranças do começo do século 20

postado em 07/09/2011 18:34
Catedral de São Sebastião e Bar do Vesúvio (D): sagrado e profano dividem a esquina no antigo ponto de encontro dos donos da riqueza
No Centro Histórico de Ilhéus, há um ângulo interessante, que permite uma fotografia com dois pontos importantes da cidade: a Catedral de São Sebastião e o lendário Bar Vesúvio (esse último, inaugurado na primeira década do século passado). O bar, que hoje tem como principal quitute o quibe do Nassif (R$ 3,70 a unidade), foi ponto certo dos coronéis do cacau e outros abastados durante quase todo o século 20 e ainda é um dos lugares mais frequentados pela legião de turistas. Seu atual proprietário, Guido Paternostro, gosta de replicar as lendas sobre o lugar e sempre diz: os antigos donos inspiraram o escritor Jorge Amado a criar os personagens Gabriela e Nacib, do romance Gabriela, cravo e canela.

Um quarteirão adiante está outro lugar marcante da história da cidade, o Bataclan, bordel de luxo montado por Maria Machadão nos anos 1920. Com o cacau a toda, Ilhéus precisava de um lugar à altura da grana dos coronéis e a proprietária soube bem aliar o útil ao agradável. Depois de anos em estado de ruínas, o local foi restaurado em 2000, e hoje abriga um restaurante luxuoso com adega, que funciona de segunda-feira a sábado. Ainda mantém, no segundo andar, o quarto de Maria Machadão, com objetos de época.
Outros pontos e prédios históricos do Centro são a Casa de Tonico Bastos, a Casa de Cultura Jorge Amado, o Teatro Municipal, o Ilhéus Hotel, o Palacete Misael Tavares, o Palácio Paranaguá, a Casa dos Artistas, a Igreja Matriz São Jorge de Ilhéus e o Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Litoral
Distante 460km da capital baiana, Salvador, Ilhéus foi fundada em 1534, e elevada à condição de vila em 1881. Tem o mais extenso litoral entre os municípios baianos, com 90km. O aeroporto, que leva o nome de Jorge Amado, dá acesso a várias atrações da região, como Itacaré, distante 60km, ou a Ilha de Comandatuba. A cidade também é ponto de parada de cruzeiros marítimos durante o verão.

Belas areias não faltam. Não na orla urbana, mas nas pontas, conhecidas como praias do norte e do sul. Os destaques são os distritos de Olivença e Águas de Olivença e os balneários de Batuba, Concha, Milionários e Cana Brava, ao sul. No norte, estão Mamoan, Ponta da Tulha, Luzimares, São Domingos e São Miguel.

O jornalista viajou a convite da Bahiatursa

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação