Turismo

Troldhaugen, o lar do compositor norueguês Edvard Grieg

postado em 19/10/2011 08:00
; Clara Favilla
Especial para o Correio


A casa foi o refúgio de verão do compositor, que morreu em 1907

Nos arredores de Bergen fica Troldhaugen, uma casa em estilo vitoriano de jardins imensos, que foi o lar do compositor norueguês Edvard Grieg e de sua esposa, Nina. Esse paraíso fica em um cerro com vista para Nordas Lake e outras paisagens incríveis.

O nome deriva de troll (nórdico antigo), que significa gnomo, e haug, colina. Segundo o próprio Grieg, as crianças da região chamavam aquele local de Colina dos Trolls e assim ele denominou a casa quando terminou de construí-la, em 1885. Lá viveu com Nina, principalmente no verão, até morrer, em 1907. Nina mudou-se, então, para a Dinamarca, onde passou o resto da vida. Quando faleceu, teve as cinzas depositadas na mesma tumba de Grieg, escavada numa rocha nos jardins de Troldhaugen.

Na sala principal, está o piano Steinway que Grieg ganhou de presente de bodas de prata em 1892. Hoje, o instrumento é utilizado para concertos privados ou relacionados com o Festival Internacional de Bergen. Num pequeno móvel, um minúsculo troll descansa. A ideia que se tem é que todo norueguês tem um desses seres feiosos para chamar de seu e dar-lhe proteção.

Além da casa, o terreno hoje abriga um restaurante, um museu, a cabana onde o compositor trabalhava, o túmulo dele e da mulher, além de uma sala de concertos ; completamente integrada à paisagem ; com capacidade para 250 pessoas. A Troldsalen apresenta uma série de concertos nos meses de verão e outono.

Na internet
; www.bergen-guide.com/travel
Nesse site há mais informações sobre Bergen, inclusive alternativas de hospedagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação