Turismo

As beleza da Noruega podem ser vistas de todos os ângulos

Se der muita vontade e o dinheiro permitir, a experiência de sobrevoar os fiordes vale cada centavo. Mas, se não for possível, o trajeto pelas águas apresenta cidades minúsculas, mas ricas em atrativos

postado em 19/10/2011 08:30
; Clara Favilla
Especial para o Correio

O Hotel Ullensvang, frequentado por Grieg, fica na cidadezinha de Lofthus, cuja beleza atrai os artistas da região

No interior da Noruega, há estradas, trilhas e ciclovias que acompanham quase toda a extensão dos fiordes. Mas alguns pontos de observação só se tornam acessíveis se o percurso for feito de navio, ferry boat ou qualquer tipo de barco (inclusive botes infláveis).

Passeios de helicóptero são outra forma de realizar o sonho de ver o inimaginável. Há várias empresas que fazem voos de helicóptero sobre os fiordes com saídas em Bergen e Alesund (ou nos arredores dessas cidades). Depois dos passeios, a maioria deixa os clientes nos respectivos locais de hospedagem.

Há voos, inclusive, saindo dos jardins dos próprios hotéis. Um deles é o centenário Ullensvang (www.hotel-ullensvang.no), que funciona desde 1856, na vila de Lofthus (a cerca de 170km de Bergen). A cidadezinha fica no distrito de Hardanger, região inspiradora de vários escritores, pintores e compositores locais.

Edvard Grieg, o principal compositor norueguês, frequentou o Ullensvang Hotel por muitos anos. A bela paisagem de seu entorno ajudou-o na criação de algumas de suas obras mais famosas, como A primavera e A suíte Holberg. A pequena cabana do compositor, nos jardins do hotel, continua lá, inclusive o piano que lhe pertenceu. Da habitação avista-se a Folgefonna, grande geleira que se espelha nas águas azuis do fiorde.

Para chegar ao hotel, pode-se ir de Oslo até Voss de trem (420km), uma viagem belíssima. De Voss até o hotel são 50km. De Bergen até Voss, por sua vez, são apenas 117km. Bons e belos hotéis, alguns tão históricos como o Ullensvang, fazem parte de inúmeros roteiros turísticos programados na região dos fiordes. Os restaurantes, os bares e os jardins são abertos a não hóspedes. (CF)

Na Cervejaria Aegir, aprende-se a harmonizar pratos e bebidas

Duas alternativas
A cidade de Voss representa uma das paradas no trajeto de trem entre Oslo e Bergen. A Norwegian State Railways (NSB) faz a rota. Também é possível ir de ônibus: saiba mais em www.nor-way.no.

Quem leva

Fjord Helikopter
www.fjordhelikopter.no
Acesse para saber mais sobre os passeios de helicóptero sobre os fiordes. Informações em inglês e em espanhol. Também pode-se enviar um e-mail para trynorway@trynorway.no (em inglês ou português) para consultas sobre tours de helicóptero em toda a região dos fiordes, com saídas dos hotéis ou de pequenos aeroportos.

Fjord 1
www.fjord1.no/en O site da empresa de transportes e operadora de turismo traz informações úteis sobre viagens de ferry boat; trajetos combinados, feitos em ferries e ônibus; barcos expressos e rotas turísticas nas regiões dos fiordes noruegueses. Para comprar passagens antecipadamente (altamente recomendável), escreva um e-mail para booking@fjord1.no. Para saber mais informações sobre o cardápio a bordo e reservar refeições, o endereço é catering.mrf@fjord1.no.

Na internet
; www.flaamsbana.no/eng/
Para saber mais sobre viagens de trem entre Flam e Myrdal.

; www.flamsbrygga.no/en/brewery
Site da Cervejaria Aegir, em Flam.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação