Turismo

Roteiro descrito por Guimarães Rosa inspira passeio turístico em Minas

postado em 26/09/2012 08:26
Dono de fértil imaginação, tendo inventado uma linguagem que ainda desafia tradutores de todo o planeta, o escritor, médico e diplomata João Guimarães Rosa (1908-1967) também é autor de uma frase simples, que ilustra bem a importância e a diversidade de um dos estados da federação: ;Minas são muitas;. Como poucos autores, ele soube descrever as várias Minas Gerais em suas obras. Em Grande sertão: veredas, porém, foi além e deixou um sugestivo roteiro para quem deseja conhecer agradáveis cidades do cerrado mineiro.

[SAIBAMAIS]O livro relata a guerra de jagunços e foi inspirado por uma viagem que o autor fez, na companhia do lendário vaqueiro Manuelzão, entre o povoado de Barreiro Grande, hoje Três Marias, e o de Araçaí, ex-distrito de Sete Lagoas. A longa jornada, no lombo de mulas e cavalos, completou 60 anos em 2012. O Correio percorreu as cidades descritas por Rosa e foi descobrindo deliciosos detalhes que remetem a passagens do livro. Entre elas, Cordisburgo, onde fica o Museu Guimarães Rosa, e Andrequicé, onde as lembranças de Manuelzão também estão preservadas.



Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação